This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Hospital Analytics pode ser chave para eficiência do setor

Os hospitais são de extrema importância para a sociedade. Responsáveis por cuidar de vidas todos os dias, essas instituições de saúde podem e devem preocupar-se em utilizar o recurso de dados para tornar as suas equipes mais produtivas, e por consequência o atendimento ao público, mais eficiente.

Com isso, o uso da inteligência e análise de dados mudou definitivamente a forma como enxergamos o mundo e isso não é diferente neste setor, em que o termo Hospital Analytics ganha cada vez mais força. Afinal, é possível entender KPIs baseados em saúde e usar essas descobertas para fazer melhorias vitais em toda a organização, assim, o hospital tem o potencial de ser 100% mais eficaz, melhorando a vida de todos de forma exponencial.

A partir disso, separamos alguns pontos de onde aplicar a análise e como ela pode ser usada para melhorar significativamente a gestão das instituições e, assim, melhorar seriamente o nível de serviço que o hospital pode fornecer.

  • Redução de custos administrativos

Este é, na verdade, um dos maiores desafios enfrentados pelo setor privado de saúde no Brasil. Ao reunir e estudar métricas relacionadas aos gastos diários das instituições de saúde em todas as áreas, desde alimentação até produtos farmacêuticos, os analistas de dados podem ajudar hospitais que estejam sobrecarregados a agilizar os processos orçamentários e fazer cortes ou substituições que sejam seguras e mantenham o padrão de qualidade exigido.

  • Melhorar a coordenação dos cuidados ao paciente

Os sistemas hospitalares e as infraestruturas de TI podem ser incrivelmente desarticulados às vezes, levando a atrasos, ineficiências e erros que podem, por sua vez, ser prejudiciais a qualidade de atendimento e acompanhamento dos pacientes. Por meio de métricas e percepções direcionadas para identificar falhas na infraestrutura interna e ajudar a tornar esses sistemas mais abertos, mais fluentes e mais comunicativos, é possível garantir que registros médicos, dados de pacientes e quaisquer outras informações críticas sejam compartilhadas de forma rápida, segura e precisa.

  • Reprimir fraudes e comportamentos suspeitos

Ao rastrear pagamentos fraudulentos, além dos próprios registros anteriores de cada paciente, será possível reduzir o tempo e o dinheiro gastos para lidar com esse tipo de situação. Mas, para fazer isso de forma eficaz, é essencial não apenas implementar a ferramenta analítica certa, como também obter uma compreensão mais profunda do seu funcionamento para obter a melhor solução possível.

  • Análise preditiva hospitalar

Ao compreender e agir com base em percepções históricas e atualizadas em tempo real, a análise preditiva hospitalar tem o potencial de ajudar a fazer melhorias em todas as áreas-chave da instituição, antes que os problemas se desenvolvam e, dessa forma, evitar erros de atendimento ao paciente que podem ser potencialmente fatais. Junto com o big data na área de saúde, este é talvez um dos usos mais poderosos da análise de dados hospitalares.

Por fim, em relação às métricas, quando se trata de Hospital Analytics, há uma série delas que podem ajudar a melhorar e eficiência geral de uma instituição de saúde. Dentre as que podem ser observadas e monitoradas com o fim de garantir melhoria contínua para a gestão hospitalar, estão: custos de tratamento, tempo de espera, tempo médio de internação, taxas de readmissão hospitalar, Produtividade da equipe (quantidade de atendimentos), taxa de ocupação e Controle de absenteísmo e turnover da equipe.

Sobre o autor

Vinicius Lima, CEO do Escala, é Cientista da Computação pela UFScar (Universidade Federal de São Carlos), com mais de 06 anos de experiência em startups nacionais e internacionais. Foi Coordenador de Inovação do Einstein por 3 anos, onde acumulou bagagem empreendedora e sólida experiência na liderança de times multidisciplinares.

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.