This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

⚠️ Hospital Albert Einstein, Rede D'Or, Amil, DASA, Fleury... todos no HIS. E você? Clique aqui

Grupo Fleury alerta para cuidados com a segurança do paciente

By 23 de setembro de 2019 Gestão

OMS realiza campanha mundial sobre conscientização e prevenção de eventos adversos

A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que o risco de morte de pacientes devido a um erro médico é de um a cada 300 mil casos. Para se ter uma ideia, as chances de morrer durante uma viagem de avião são bem menores: uma em 3 milhões. Ainda de acordo com a entidade, 134 milhões de eventos adversos ocorrem anualmente em razão da atenção insegura em hospitais localizados em países de baixa e média renda, o que contribui para 2,6 milhões de mortes. Já em países de alta renda, um a cada 10 pacientes são prejudicados pela mesma razão.

A segurança do paciente e a prevenção de danos na assistência à saúde são preocupações crescentes em países no mundo inteiro. Por essa razão, a OMS estabeleceu a data de 17 de setembro como Dia Mundial da Segurança do Paciente, decisão divulgada na 72º Assembleia Mundial, ocorrida em maio.

Com o tema “Segurança do paciente: uma prioridade de saúde global” e o mote “Fale pela segurança do paciente”, o objetivo da campanha é mobilizar pacientes, profissionais de saúde, acadêmicos, pesquisadores e o setor de saúde pela defesa da segurança do paciente. Em conformidade com as melhores práticas de prevenção de eventos adversos, o Grupo Fleury foi pioneiro ao implantar um Sistema de Gerenciamento da Segurança do Paciente em Medicina Diagnóstica, composto por protocolos que preconizam o atendimento com qualidade e segurança.

Nesse sentido, foram estabelecidos fluxos e rotinas para a notificação de eventos classificados como adversos, eventos sem dano e near miss (aquele que quase causou dano ao paciente), que podem ocorrer durante o atendimento do paciente. As ocorrências são reportadas de forma eletrônica e disponibilizadas para toda organização.

O Grupo também implantou ações em conformidade com as seis metas internacionais de Segurança do Paciente da OMS e recomendadas pela Joint Comission International (JCI) como, por exemplo, protocolos para identificar pacientes com risco de queda e com risco de alergia a medicamentos. Além disso, incorporou orientações padronizadas acerca da higiene das mãos e aprimorou o processo de identificação do paciente, o que previne erros como a troca de diagnósticos de pacientes. 

“Adaptamos metas e conceitos internacionais utilizados em hospitais para a nossa realidade ambulatorial e de atendimento na medicina diagnóstica”, explica Janaína Barrancos, gerente de processos de Enfermagem do Grupo Fleury.  

Desde 2015, o Grupo Fleury conta com o Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) formado por um grupo multidisciplinar de médicos e enfermeiros. São esses profissionais que garantem assistência segura e de qualidade ao paciente, desde o agendamento até a realização de exames e a entrega de resultados. O NSP também é responsável pelos registros dos eventos que causam ou podem trazer danos aos pacientes, além de promover treinamentos periódicos com os colaboradores da instituição a fim de mitigar os riscos.

“Estamos sempre alertas para os eventos adversos que podem ocorrer dentro de uma unidade de medicina diagnóstica. Uma pessoa pode, por exemplo, ter alergia ao contraste durante uma tomografia ou estar mais suscetível à queda”, conta Janaína Barrancos. “Nosso foco é a prevenção de danos e a mitigação de riscos. Mas, caso ocorram, estamos preparados para agir rapidamente e socorrer esses clientes com qualidade e excelência”, analisa Janaína.

Além de certificações como as normas ISO 9001 e ISO 14001, o Grupo Fleury é acreditado desde 2010 pelo Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos (PALC) e tem a Proficiência em Ensaios Laboratoriais, ambas concedidas pela Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML). Recentemente, a organização renovou a certificação CAP, conferida pelo Colégio Americano de Patologistas.

Sobre o Grupo Fleury

Com mais de 90 anos, o Grupo Fleury é uma das mais respeitadas organizações de medicina e saúde do Brasil, reconhecido pela comunidade médica e opinião pública pela excelência técnica, médica, em atendimento e em gestão. Com mais de 9 mil colaboradores e cerca de 2 mil médicos, a empresa conta com mais de 180 unidades de atendimento das marcas Fleury Medicina e Saúde, a+ Medicina Diagnóstica, Weinmann Laboratório, Labs a+, Clínica Felippe Mattoso, Diagnoson a+, Serdil, Instituto de Radiologia de Natal e Lafe. Além de serviços de medicina diagnóstica, operações diagnósticas em hospitais e de laboratório de referência, o Grupo Fleury tem avançado fortemente em novos serviços relacionados à medicina personalizada e de precisão.

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.

Leave a Reply