This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

⚠️ Hospital Albert Einstein, Rede D'Or, Amil, DASA, Fleury... todos no HIS. E você? Clique aqui

A força do cooperativismo médico em Minas Gerais

By 23 de março de 2017 Gestão

O cooperativismo médico é, hoje, uma das grandes forças do setor de serviços em Minas Gerais. O segmento cooperativista é responsável por 7,3% do PIB mineiro, sendo que as cooperativas de saúde do Estado representam 17,7% do PIB do setor. Esse resultado está vinculado, principalmente, à atuação de órgãos que promovem a governança e a gestão das empresas, por meio de consultorias permanentes e desenvolvimento de produtos e ferramentas adequadas ao negócio.

As operadoras de planos de saúde do Sistema Unimed, líder do segmento em Minas, são representadas política e institucionalmente pela Unimed Federação Minas, responsável também por programas e serviços que contribuem para a sustentabilidade das Unimeds. “Quando as cooperativas se organizam em centrais e federações, os resultados são mais robustos. Nos últimos 40 anos, a Unimed Federação Minas tem sido exemplo disso, contribuindo fortemente para o alinhamento da gestão em benefício do desenvolvimento do cooperativismo médico e da assistência em saúde”, afirma Ronaldo Scucato, presidente da Ocemg (Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais).

A governança e a gestão, dois temas tão em voga no mercado atual, são os pilares que guiam o trabalho desenvolvido para as cooperativas do Sistema Unimed mineiro. Segundo o presidente da Unimed Federação Minas, Marcelo Mergh Monteiro, para se obter o sucesso nesses quesitos é fundamental o foco no pioneirismo. “Trabalhamos sempre em prol do que o nosso mercado demanda. Temos uma equipe extremamente qualificada que trabalha pela inovação, desenvolvendo novos produtos adequados às necessidades das operadoras”.

Exemplo de inovação, o Painel de Risco do Negócio com foco na Governança Cooperativa (Pring), permite acompanhar os riscos do negócio das cooperativas, avaliando as dimensões: Regulatória, Trabalhista, Tributária, Institucional, Assistencial e Econômico-financeira, por meio de cruzamento de dados.

Em parceria com a Ocemg, a Unimed Federação Minas contribui também para o progresso do modelo cooperativista no estado. “O Sistema Unimed é modelo de gestão e resultados. Exemplifica bem como colocar os interesses coletivos em primeiro plano para alcançar resultados, qualidade de vida e bem-estar para cada um de seus membros e ainda para o seu entorno de atuação. Isso demonstra cotidianamente que quando os esforços são concentrados em uma mesma direção, com a dedicação de todos que atuam no negócio, o crescimento é apenas uma consequência do trabalho realizado”, comenta Ronaldo Scucato.

 

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.

Leave a Reply