This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

HOSPITALAR 2019 Já emitiu sua credencial gratuita? Clique aqui

FenaSaúde participa do Fórum Inovação Saúde 2018

By 17 de novembro de 2018 Gestão

Presidente da Federação participou de conferência sobre o Sistema Sanitário Catalão
A Federação Nacional de Saúde Suplementar (FenaSaúde) marcou presença, nesta segunda-feira (12), no Fórum Inovação Saúde – FIS 2018, no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro. A presidente da Federação, Solange Beatriz Palheiro Mendes, participou da conferência ‘A Experiência da Catalunha na Gestão da Saúde’ juntamente com o diretor geral da Fundação Althaia e ex-presidente da União Catalã de Hospitais, Manel Jovells Cases, e o diretor do Grupo Hospitalar Conceição, José Ricardo Agliardi Silveira.
“O Sistema Sanitário Catalão está dando certo e é um exemplo para nós. Com metas e métricas claras e a institucionalização da qualidade, que é fundamental para um bom sistema de saúde. Isso nos traz o otimismo de que com planejamento e organização é possível alcançar melhores resultados. O modelo assistencial tem que mudar. Defendemos a atenção primária à saúde. As operadoras precisam e estão comprometidas com a saúde do beneficiário. É um eterno perseguir de bons resultados”, afirmou Solange Beatriz.
A Catalunha conta com um sistema público de cobertura universal e um sistema privado paralelo, se baseando na colaboração público-privada (27% da população possuem cobertura dupla). “Posso afirmar que temos os mesmos dilemas de saúde. Estou no setor há mais de 20 anos e hoje estamos mais conscientes, com mais diálogo, franqueza e disposição, em um discurso mais avançado. A constituição Catalã é uma década mais antiga do que a brasileira. Ambas nasceram com a garantia do direito à saúde, mas na Catalunha esse processo foi gradativo. Já no Brasil, a Constituição também previu a abrangência do conceito de saúde e os princípios e a organização do SUS. O SUS é um sistema exemplar, uma conquista brasileira, mas que precisa da Saúde Complementar, que hoje atende mais de 20% da população. O Brasil conta com saúde de primeiro mundo. Precisamos melhorar esse acesso à população”, concluiu a presidente da Federação.
Essa foi a segunda edição do FIS, este ano com o tema ‘O Diálogo na Saúde – Dilemas, Paradoxos e Desafios’. O evento promoveu o debate entre especialistas nacionais e internacionais e apresentou ideias e experiências para o sistema nacional de saúde. Mais de 400 participantes, entre gestores, inovadores e entusiastas do mercado da saúde, reuniram-se para compartilhar tendências, conceitos e conhecimentos que contribuam para a transformação e modernização do setor.

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.

Leave a Reply