faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Entenda o processo de governança do Vivalle

Article-Entenda o processo de governança do Vivalle

A gestão, que era feita sob um triunvirato familiar, passou a ser concentrada no cargo de diretor geral da instituição

O Hospital Vivalle, localizado em São José dos Campos, passa por processo de implantação de melhores práticas. A gestão, que era feita sob um triunvirato familiar, passou a ser concentrada no cargo de diretor geral da instituição - encabeçada pelo Felipe Ciotola Bruno.

e receba os destaques em sua caixa de e-mail.  

 
Os outros integrantes da sociedade continuarão nos respectivos cargos. Fernando Lopes, como superintendente administrativo financeiro e Paulo Maurício Chagas Bruno, fundador do hospital, segue como responsável pela Diretoria Clínica Corporativa do Vivalle.

Algumas consultorias foram contratadas para as diferentes etapas do processo de governança corporativa. O primeiro passo foi trabalhar com os sete integrantes da família dona da entidade. "Todos precisavam entender como deve ser a relação familiar com a empresa. Depois disso, estávamos amadurecidos para a mudança de modelo sob um único responsável geral", disse Bruno.

Segundo o diretor geral, alguns modelos de gestão, pertinentes ao hospital, foram apresentados pela consultoria. A partir da escolha, houve um processo de seleção, tanto internamente como externamente, para identificar o executivo mais apropriado para a vaga.

Segunda etapa

Atualmente, o Vivalle passa pela formação de um conselho formal de família, que determinará as práticas dos integrantes com a sociedade; e de um consultivo de administração. Este último será remunerado e formado por membros da família e pessoas de fora da instituição, com objetivo de cobrar as iniciativas de melhores práticas que estão sendo propostas.

Ambos devem estar maduros e consolidados no final de 2011. Segundo Bruno, isso profissionaliza a gestão do hospital.

"A relação entre os membros melhora, pois isso traz uma visão mais profissional e diminui a possibilidade de ingerência", enfatizou Bruno.

Em relação aos investimentos, o hospital não divulga. No entanto, o executivo acredita que o valor não entra na categoria de gastos, pois deve gerar um retorno no médio ou longo prazo.

Leia mais:

Vivalle tem novo diretor-geral e implanta governança corporativa

Você tem Twitter? Então, siga  http://twitter.com/ e fique por dentro das principais notícias do setor.

 

TAG: Hospital