INSCREVA-SE para o HIS19 e atualize-se com mais de 70 horas de conteúdo! Inscreva-se

Empresas investem mais em gestão de saúde emocional dos trabalhadores

By 11 de abril de 2019 Destaques, Gestão

Os problemas emocionais são os que mais estão demandando a busca de ajuda de trabalhadores e familiares nos programas de apoio aos empregados mantidos por grandes empresas, segundo levantamento da Optum, empresa de serviços de saúde e inovação, que atua hoje com análise de dados em saúde e gestão de saúde populacional no Brasil e faz parte do grupo UHG (UnitedHealth Group).

Levantamento da empresa mostra que de 32 mil atendimentos realizados pela Optum em 2018 no Brasil, 40,32% estavam relacionados a problemas desta natureza, que incluem situações de stress e depressão, entre outras ocorrências.

A busca por ajuda para a resolução de problemas jurídicos, como orientação em separações e pedidos de pensão, representou 31,93% das demandas no ano passado. Já a procura por auxílio para solucionar problemas sociais (como dúvidas sobre previdência social e internações hospitalares) responderam por 20,44% das ocorrências. Os atendimentos para dar suporte a problemas financeiros ficaram na quarta colocação, com 5,34% das chamadas. Incidentes críticos relacionados às empresas perfizeram o restante dos registros.

De acordo com o levantamento, as mulheres foram as que mais solicitaram ajuda nos programas estruturados pelas empresas, respondendo 55,21% dos casos. Na análise por faixa etária, funcionários de 30 a 39 anos são os que mais se valeram dos serviços de apoio ao empregado geridos pela Optum no Brasil. Este grupo respondeu por 41,73% dos casos notificados e atendidos. O segundo grupo que mais demandou atendimento foi o formado por colaboradores com idades entre 20 a 29 anos (23,78%), seguido por funcionários na faixa de 40 a 49 anos (20,52%) e 50 a 59 anos (6,51%).

Os programas de apoio ao empregado da Optum são realizados de forma personalizada e em diferentes frentes de atuação, que envolvem atendimento e aconselhamento telefônico ou presencial. A Optum disponibiliza também uma linha gratuita para contatos emergenciais, 24 horas por dia, 7 dias por semana. Os serviços são oferecidos para os trabalhadores e familiares das empresas que estão na ativa, afastados ou que estão aposentados. Os colaboradores recorrem aos programas de atendimento ao empregado por iniciativa própria ou são orientados pelo RH das empresas. Os colegas de trabalho que já passaram por atendimento do tipo também são fonte de estímulo para a busca de ajuda corporativa.

“O apoio das empresas é fundamental para melhorar a produtividade e ajudar os colaboradores que enfrentam dificuldades pessoais”, avalia Carmem Cremonezzi, gerente de operações de bem-estar da Optum no Brasil. Segundo a executiva, há um número crescente de colaboradores que procuram apoio nas empresas para lidar com problemas pessoais. “Garantir o bem-estar dos empregados é uma importante ação para o controle de absenteísmo e para a promoção e prevenção da saúde.”

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.

Leave a Reply