INSCREVA-SE para o HIS19 e atualize-se com mais de 70 horas de conteúdo! Inscreva-se

Empoderando uma enfermagem engajada e competente

By 7 de fevereiro de 2019 Gestão

Organizações de saúde de alta performance dependem de uma equipe de enfermagem bem capacitada e engajada para entregar tratamentos baseados em evidências e atender critérios de segurança e diretrizes de qualidade cada vez mais rigorosos.

No entanto, muitas organizações lutam para atrair e melhorar o relacionamento com os enfermeiros, de maneira a motivá-los e integra-los. “Um dos maiores desafios para aumentar o engajamento, a permanência e o recrutamento é criar e sustentar uma cultura que empodere e motive os enfermeiros a realizarem práticas clínicas de excelência”, diz Tammy Purcell, enfermeira registrada e certificada em Obstetrícia Hospitalar, pós-graduada e executiva da Elsevier.

Educação contínua baseada em evidências

Um recente estudo da HealthLeaders reuniu 129 executivos sêniors e líderes clínicos e perguntou como a educação e o desenvolvimento de líderes na enfermagem estão ajudando a construir profissionais engajados. A pesquisa apontou que a educação contínua, baseada em evidências, e líderes fortes desenvolvem papéis cruciais na melhoria do envolvimento, do recrutamento e da permanência dos enfermeiros.

Entrevistados dizem que estão empregando várias táticas para estimular a permanência dos enfermeiros, incluindo as seguintes: orientação padronizada e programas de integração para novos enfermeiros (76%), educação presencial continuada (60%), educação online continuada (53%) e pacotes de remuneração (53%). Além disso, quase a metade diz que está desenvolvendo uma linha forte de liderança para estimular a permanência.

Tammy Purcell diz que é fundamental apoiar os enfermeiros líderes por intermédio de uma educação online contínua e baseada em evidências. “Sem isso, corremos o risco de sairmos do rumo e simplesmente continuar com uma educação da maneira que sempre foi feita, independente de onde veio essa metodologia, em vez de baseá-la em ações e evidências que provem serem as melhores”. Essa abordagem também assegura que novos líderes em enfermagem estejam criando fundamentos padronizados de conhecimento baseados em pesquisas.

Programas de desenvolvimento de liderança na área de enfermagem deveriam incluir também oportunidade de aprendizado em sala de aula em outras instituições independentes, diz Purcell. Oportunidades de desenvolvimento tais como sistemas de gestão de aprendizado combinado com cursos online de desenvolvimento profissional e liderança também ajudam o enfermeiro de cuidados diretos a avançar para um cargo de chefia.

Para as organizações, esses sistemas facilitam a implantação de cursos de educação continuada que efetivamente orientam, educam e desenvolvem competências específicas para novos líderes de enfermagem, ao mesmo tempo em que identificam e rastreiam as lacunas de conhecimento.

À medida que organizações de saúde desenvolvem programas de educação na área de enfermagem, elas devem focar em promover metas importantes em relação à manutenção de pessoal, engajamento e desenvolvimento profissional. “Abordagens como bônus em relação ao tempo de trabalho na instituição não provaram ser tão efetivas,” diz Purcell. “Os enfermeiros querem trabalhar para uma organização profissional, autêntica e inspiradora, que lhes proporcione oportunidades superiores de orientação e de educação. É importante que se comece a criar novas abordagens e um programa efetivo.”

Também é o momento de usar a tecnologia mais estrategicamente para padronizar os programas de educação e desenvolver novos padrões de eficiência, ela acrescenta. Por fim, quando se trata de fidelizar os enfermeiros, recrutá-los e engajá-los, é importante não subestimar o poder do fortalecimento de programas de liderança, porque sem líderes fortes será difícil para os hospitais fazerem melhorias nessas áreas.

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.

Leave a Reply