faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Coronavírus traz desafios para manter o equilíbrio emocional do colaborador

Article-Coronavírus traz desafios para manter o equilíbrio emocional do colaborador

Julyana

Tecnologia deve ser aliada no processo de minimização do isolamento social

Neste momento, milhões de pessoas estão em isolamento social, ao passo que as notícias de que a pandemia de coronavírus continuam evoluindo em escala mundial. Por isso, o desafio de manter as pessoas saudáveis não está apenas relacionado ao campo físico, mas também à saúde emocional.

Segundo a psicóloga Julyana Vieira, diretora da Implus Care, é natural que as pessoas se sintam mais angustiadas neste período. Muitas questões estão envolvidas com essa crise, como a incerteza do amanhã e o fato de não poder exercer a simples rotina de sair todos os dias. “Esses são fatores que podem ser potencializados, ainda mais com a condição de afastamento físico”, avalia.

No Brasil, ainda existe outro agravante, o de ser considerado o país com maior número de casos de transtornos de ansiedade, atingindo cerca de 9% da população, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). “O impacto que a pandemia terá em nossas vidas ainda é difícil de mensurar, mas o importante é tentar se manter ativo e estabelecer uma rotina diária”, recomenda a psicóloga.

Além disso, o suporte de amigos e familiares no dia a dia também é importante. “O que não pode acontecer é a pessoa sofrer sozinha. Todos estão na mesma condição e a ajuda mútua é necessária. Por isso, devemos utilizar os recursos tecnológicos que estão disponíveis. O distanciamento precisa ser físico e precisamos ser criativos para superar o isolamento”, considera Julyana.

Para a psicóloga, esse problema não pode ser negligenciado e a orientação profissional deve ser uma aliada nesse sentido. “Plataformas de acolhimento emocional e de terapia online são a solução neste período em que o isolamento é necessário, inclusive para quem faz tratamento continuado”, aconselha.

Psicoterapia online

No caso da Implus Care, empresa especializada em programas corporativos de saúde e prevenção, o programa de psicoterapia online dá suporte integral para o tratamento psicológico e a orientação emocional. “O atendimento é feito por psicólogos licenciados que atendem rigorosos critérios de credenciamento, validados por códigos de ética e sigilo”, explica Julyana.

A ferramenta ainda disponibiliza um filtro de psicólogos e a busca pode ser feita conforme a especialidade de atendimento do profissional, seja para acompanhamento de problemas pessoais, familiares ou relacionados ao trabalho. Podem ser agendadas até quatro consultas por mês, mas sem limitador de sessões, ou seja, se o tratamento se estender por meses, o indivíduo não terá que arcar com despesas particulares. Os horários também são mais flexíveis do que o expediente convencional de consultório, pois os psicólogos atendem em qualquer horário do dia ou da noite.