This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Conselho Federal de Medicina regulamenta o uso do prontuário eletrônico

By 12 de dezembro de 2007 Gestão

O Conselho Nacional de Medicina (CFM) publicou recentemente uma resolução que autoriza e regulamenta o uso de informações médicas digitalizadas. As exigências em torno da disponibilidade ao paciente e confidencialidade são pré-requisitos básicos para a prática médica.
No entanto, as regras são claras. As instituições que eliminarem os prontuários médicos manuais terão que obedecer as regras do Manual de Certificação para Sistemas de Registro Eletrônico em Saúde, elaborado pelo CFM junto com a Sociedade Brasileira de Informática em Saúde.
O órgão terá duas comissões disponíveis para avaliar os hospitais e clínicas que utilizam prontuário eletrônico.
Além disso, o CFM estabeleceu um prazo de 360 dias para que os sistemas informatizados incorporem o selo de qualidade para o certificado digital padrão ICP-Brasil e possuam, em geral, assinatura digital.

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.

Leave a Reply