This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Conheça as vantagens de investir em atendimento ao cliente na área da saúde

By 28 de janeiro de 2020 Gestão

A PROXISMED, referência em customer experience na área da saúde, informa as vantagens de usar novos métodos para agradar seus consumidores

De acordo com pesquisas realizadas pela empresa Bright Local, 91% das pessoas leem avaliações online de determinado produto ou serviço, e 84% confiam nelas mais do que na opinião de amigos e parentes. Com isso, é possível perceber como essa influência é significativa sobre o poder de decisão dos clientes.

Atualmente, investir em customer experience, de acordo com a CX Trends 2019, é primordial para que sua empresa tenha sucesso com os Consumidores 4.0, que viram junto com a Era Digital. Com as mudanças de comportamento deste consumidor, foi necessário não só adicionar como adaptar canais de atendimento para que seja possível atingir o público-alvo de forma efetiva.

Com isso surgiu o SAC 4.0, método bastante utilizado e com uma ótima margem de soluções de problemas, que oferece a esse novo público um atendimento personalizado para cada pessoa e atualmente conta com canais mais acessíveis como o WhatsApp, e-mail, URA (Unidade de Resposta Audível), website, entre outros. Ele serve também como um meio de comunicação interno, dentro do estabelecimento, devido aos seus sistemas integrados que possibilitam que todas as ações sejam interligadas, logo todos os funcionários têm acesso ao histórico dos pacientes.

A Luciana Soldá, Head Farma da PROXISMED afirmou: ” Hoje em dia, utilizamos a internet para fazer diversos tipos de pesquisa, inclusive para saber a opinião sobre alguns produtos e serviços. A imagem da marca é algo fundamental e reflete sua credibilidade, por isso a gestão focada na jornada do cliente pode ser uma grande aliada para potencializar o seu negócio, entender como estão sendo vistos e avaliados.”

O omnichannel é, também, utilizado no customer experience, que oferece aos seus consumidores e a empresa o uso simultâneo e interligado de diferentes canais de comunicação, melhorando, assim, o atendimento do cliente e permitindo a convergência com o físico e o virtual, isso na área da saúde é fundamental, principalmente quando estamos trabalhando em adesão, pois a interações através de diversos canais, aumentam as chances do paciente absorver a mensagem, e consequentemente, iniciar uma mudança de hábito necessária com mais facilidade.

É importante citar que atuando com ferramenta omnichannel também permite a empresa conhecer e as preferências dos clientes e, por isso, se torna essencial para a jornada de relacionamento do paciente, pois assim é possível identificar os canais de contato que são mais efetivos para cada pessoa. Essa estratégia tem vários benefícios, como: aumento da proximidade com o paciente, definição de estratégias futuras mais assertivas e mais visibilidade e credibilidade para a marca.

No Brasil, a plataforma mais famosa e confiável de informação e controle de qualidade, de acordo com a população, é o Reclame Aqui. Atualmente, ela atinge cerca de 600 mil pessoas que procuram saber sobre alguma marca em seu site antes de comprar um produto, contratar serviços e até mesmo para resolver problemas.

A Luciana afirma: “Usamos a gestão do Reclame Aqui para trazer os melhores índices para nossos clientes com o objetivo de conseguir o selo RA 1000, certificado criado pela plataforma para as empresas com os melhores destaques em avaliação, sendo um grande benefício à marca.”

A Head Farma deu um exemplo de como um customer experience negativo pode ser prejudicial: ” Supomos que o paciente solicitou a troca de um dispositivo via Serviço de Atendimento ao Cliente, porém não recebeu nenhuma resposta. Logo, ele tenta outro meio de comunicação, como a ligação, e o atendente não sabe sobre o pedido ou qualquer informação sobre o assunto. Essa má experiência pode acabar com a relação entre a empresa e o consumidor, sem contar que em saúde, o Customer Experience é ainda mais delicado”

Pensando em todas essas vantagens, é possível concluir que investir nessa gestão oferecida pela PROXISMED, incluindo o Reclame Aqui, pode transformar os resultados da empresa, além de trazer mais fidelidade e confiança aos seus consumidores.

“Com a tecnologia presente em todos os segmentos, é sempre importante salientar que as empresas precisam se encaixar nesse novo meio, utilizando táticas que atraiam o público, e que principalmente agrade os clientes, já que eles são nossa prioridade. As empresas que não se atentarem nesse novo estilo de vida, com prontuários eletrônicos, conversas por meio de aplicativos, qualidade e imagem do local, vão acabar ficando para trás. Precisamos sempre estar atualizados, conforme as mudanças que estão acontecendo.”, finaliza Luciana Soldá.
Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.