This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Como os dados influenciam a tomada de decisão? [SBF16]

By 11 de abril de 2016 Eventos, Gestão, SBF

Em 2016, o tema do Saúde Business Fórum é a tomada de decisão e o uso de dados para profissionalizar e dar mais subsídios a este processo. Serão cerca de 100 CEO’s, presidentes e diretores das maiores instituições de saúde, sendo hospitais, laboratórios e operadoras, discutindo a tomada de decisão dentro das organizações.

Escolhemos este tema, porque a tomada de decisão faz parte da rotina humana em níveis tanto pessoais quanto profissionais. Nas instituições, raramente escolhemos algo em termos absolutos, ou seja, sem viéses, nem comparações. Segundo Dan Ariely, professor de psicologia e economia comportamental da Universidade de Duke, em seu livro Previsivelmente Irracional, nós não temos uma fita métrica interna que automaticamente nos dá o valor de cada coisa. Em vez disso, focamos na vantagem relativa que algo tem em relação a outro fator semelhante. Por exemplo, eu, pessoalmente, não sei quanto custa um carro com 600 cavalos, mas suponho que ele seja mais caro que o mesmo modelo com 400.

Isso acontece porque a maior parte das pessoas não sabe o que quer a menos que esteja colocada em um contexto. Certamente, a experiência e as referências de mercado nos ajudam neste processo, mas o que fazer quando, na nossa instituição, não temos dados suficientes para realizar as comparações e verificações necessárias para a tomada de decisão?

A geração de inteligência em instituições de saúde passa por diferentes níveis de profundidade, em que os dados cumprem o papel de base na tomada de decisão. Apesar de sua importância, no entanto, “sem pessoas os dados são inúteis”, diz Ravenport, especialista em Tecnologia da Informação.

É importante saber que os dados nos dão respostas para algumas das questões mais importantes dentro da instituição e, se não tivermos as perguntas certas, não adianta ter um sistema robusto de BI ou Big Data: a decisão depende de ter as respostas certas para as perguntas certas.

O Saúde Business Fórum 2016 se propõe a expor as interfaces entre pessoas, instituições, sociedade e dados para a tomada de decisão. Preparamos um material introdutório sobre o tema. Você pode conferir, clicando aqui.

 

Nathalia Nunes

About Nathalia Nunes

Fonoaudióloga formada pela FMUSP, com MBA em Economia e Gestão em Saúde na UNIFESP e apaixonada por comunicação, negócios e tecnologia em saúde. Na Live, trabalho com Marketing, Pesquisa e Conteúdo, tanto na produção de materiais editoriais e de pesquisa, quanto na difusão de temas e ações relacionados a negócios em saúde.

Leave a Reply