This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

HOSPITALAR 2019 Já emitiu sua credencial gratuita? Clique aqui

Como a logística hospitalar colabora para uma saúde mais sustentável?

Sustentabilidade, palavra de origem no latim “sustentare”, que significa sustentar, apoiar e conservar. Atualmente, o conceito ainda é basicamente associado ao bom uso dos recursos naturais da Terra. Porém, ele é muito mais amplo e aplicável em diversos níveis de nossa sociedade, inclusive na saúde.

Basta pensarmos que, em média, mais de R$ 1 bilhão em medicamentos são desperdiçados anualmente no Brasil, representando cerca de 20% dos remédios comprados por hospitais públicos e privados. O desperdício é gerado por diversos fatores, como aberturas de embalagens de remédios cujas doses não são utilizadas em sua totalidade, em compras em excesso e com prazo de validade curto para a demanda necessária, armazenamento inadequado que danifica embalagens e produtos, erros de prescrição e administração, desvio de medicamentos e por aí segue. Esses dados reforçam a falta de sustentabilidade gerada pela má gestão de instituições públicas e privadas com seus insumos e cujos impactos vão além dos valores diretos destes insumos, mas nos problemas em cadeia gerados a partir deles.

Aprofundando um pouco mais nos dados, destaco dados da ABRELPE (Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais), sinalizando que os Resíduos de Serviços de Saúde (RSS) somaram mais de 264 toneladas em 2014, dos quais, 31,1% não possuem destinação adequada, impactando diretamente no meio ambiente, na saúde e na segurança de todos.

Para evitar situações como esta a logística hospitalar tem apresentado diversas soluções inteligentes e automatizadas, auxiliando gestores e equipes de ponta a ponta, com sistemas para a promoção da rastreabilidade, unitarização e serialização de medicamentos e materiais médicos, ancorados em processos de compras customizados para a devida demanda e armazenagem de cada instituição.

São aplicações que não podem mais ficar de fora do sistema de saúde, pela lógica da sustentabilidade, da economia, da segurança e da necessidade urgente de vencermos todas as crises que nos permeiam.

Domingos Fonseca, Presidente da UniHealth Logística Hospitalar

Domingos Gonçalves de Oliveira Fonseca

About Domingos Gonçalves de Oliveira Fonseca

Reconhecido por diversos anos seguidos como uma das personalidades mais influentes da saúde, nascido em Alqueidão (Portugal) e naturalizado brasileiro, Domingos Fonseca é administrador de empresas (PUC/SP), reconhecido empresário das áreas de transporte e logística e ex-Presidente da Associação Nacional do Transportes Rodoviário de Carga (NTC&Logística). Atual Presidente da UniHealth Logística Hospitalar, uma das principais empresas do setor de logística de produtos médicos e farmacêuticos da América Latina.

Leave a Reply