faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Com programa, SulAmérica melhora indicadores de saúde de idosos

Article-Com programa, SulAmérica melhora indicadores de saúde de idosos

com-programa-sulamerica-melhora-indicadores-de-saude-de-idosos.jpg
- Shutterstock
Programa Idade Ativa registrou redução de 20,07% nos riscos em ambiente domiciliar e de 32,22% na ocorrência de quedas no último ano

Criado pela SulAmérica para promover o envelhecimento saudável de segurados da terceira idade, o programa chamado Idade Ativa parece já mostrar resultados positivos, aponta um levantamento divulgado pela seguradora. Houve, por exemplo, diminuição de 20,07% nos riscos em ambiente domiciliar e de 32,22% na ocorrência de quedas dos participantes no último ano.

Além disso, o número de idosos com acompanhamento médico apenas parcial ou inadequado caiu 55,97% e a adesão aos exames de rotina teve queda do risco de 31,49%. Outro índice que apresentou melhora foi o sedentarismo, com declínio de 29,4%, considerado reflexo das orientações fornecidas pelo programa.

Segundo a SulAmérica, os resultados positivos são resultado das orientações multidisciplinares oferecidas por profissionais especializados na assistência ao idoso, por meio de ligações telefônicas e visitas domiciliares. Detectados os riscos pela equipe, é iniciada a fase de recomendações ao segurado e seus familiares para o desenvolvimento de práticas cotidianas mais saudáveis. Estão entre estas orientações: risco de queda, risco em domicílio, risco nutricional, suporte familiar, lazer, atividade física, função cognitiva, acompanhamento médico de rotina, saúde bucal, vacinação, entre outros.

Atualmente com abrangência em São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e Pernambuco para segurados da terceira idade, o programa ainda reduziu o risco da autopercepção da saúde dos idosos com classificação péssima, má ou regular em 50,2%, quando comparado com as avaliações iniciais. A percepção que o idoso tem da própria saúde é um indicador que está associado aos índices de mortalidade, morbidade e internações hospitalares, segundo a seguradora.

Os resultados apresentados consideram os indicadores de saúde registrados em dois momentos: no início do programa e após 12 meses de participação dos segurados. Atualmente, são 5,3 mil participantes ativos.