This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Case de gestão da Pró-Saúde é destaque em curso da Health Minds Academy

By 20 de fevereiro de 2020 Gestão

Ministrado na sede da XP Investimentos, o evento abordou questões como gestão financeira, diversidade cultural, eficiência e qualidade no atendimento de saúde

Responsável por mais de 1,1 milhão de atendimentos em saúde mensalmente, a Pró-Saúde apresentou seu case de gestão para executivos do curso Health Minds, nesta quarta-feira (19). O diretor Executivo-Geral da instituição, Miguel Paulo Duarte Neto, explanou sobre o modelo de negócio da Pró-Saúde e sua expertise no gerenciamento de serviços de saúde em regiões remotas do Brasil. Reunidos na sede da XP Investimentos, na zona Sul da capital paulista, os participantes puderam conhecer as ferramentas de gestão adotadas em hospitais brasileiros de excelência.

Durante o curso, o executivo apresentou a história e princípios da Pró-Saúde, que possui mais de 50 anos de história e, atualmente, realiza a gestão de 23 hospitais em 12 Estados. Entre os pontos destacados, está a atuação na região da floresta Amazônica, como foco na diversidade cultural do país. Um exemplo citado foi a gestão do Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), localizado em Santarém, interior do Pará, que nos últimos anos multiplicou sua capacidade de atendimento, ampliando o número de especialidades e leitos. O reconhecimento foi atestado por meio da maior certificação de qualidade do País – a ONA 3 Acreditado com Excelência, concedido pela Organização Nacional de Acreditação, projetando a unidade no ranking dos melhores hospitais públicos nacionais.

“Além do reconhecimento externo, o impacto social é notável. Para se ter uma ideia, cerca de 42% dos profissionais que realizam residência médica no programa do HRBA seguem trabalhando na unidade. Além disso, conseguimos dar visibilidade e relevância para o serviço. Com a gestão estratégica implantada, o hospital se tornou uma ilha de excelência, fechando parcerias com organizações de credibilidade e sediando eventos internacionais”, destacou Neto.

Da divisa com a Bolívia, veio outro exemplo exitoso. “No Hospital Bom Pastor, em Guajará-Mirim (RO), o serviço é adaptado para atendimento aos indígenas, com redes nas enfermarias e oca para convivência social. Quando falamos em excelência no atendimento, é preciso considerar a cultura local e compreender os anseios da população”, ressaltou o executivo.

Na área de gestão financeira das instituições de saúde, a apresentação ressaltou a necessidade de análise contínua dos dados, conhecimento e acompanhamento dos indicadores e, principalmente, a importância da mensuração dos resultados. Segundo o diretor Executivo-Geral da Pró-Saúde, os principais pontos da gestão financeira são a inovação, governança, planejamento, integridade, monitoramento e, por fim, o resultado.  “Um dado perdido não serve para muita coisa. É preciso analisa-lo e compara-lo com outros, para então tomar as decisões necessárias para aprimorar o serviço”, completou o executivo.

Também foram abordadas questões como rentabilidade e equilíbrio financeiro das instituições, passando por investimentos e mudanças no setor. “No mercado da saúde, temos que medir a efetividade das ações e ficar sempre atentos à necessidade de mudanças. No trabalho desenvolvido pela Pró-Saúde não há requinte, grandes estruturas físicas ou tecnológicas, mas há uma atuação eficiente, baseada em humanização e qualidade, que faz toda a diferença”, finalizou.

Outras questões como governança corporativa, ferramentas de gestão e integração de processos, também foram discutidas. Entre as instituições presentes no curso da Health Minds estavam representantes do Graac (Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer), Beneficência Portuguesa de São Paulo (BP), Grupo São Cristóvão Saúde, Fundação Zerbini, Grupo NotreDame Intermédica (GNDI), Hospital Edmundo Vasconcelos, Leforte e VitaeCare.

Health Minds Academy é uma plataforma que envolve educação, relacionamento e benchmarking com um revolucionário modelo de aprendizado. Com a missão de contribuir com a melhoria da saúde e promover a troca de experiências positivas, utiliza um método que engloba discussões e aulas em grupo, análises e pesquisas.

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.