This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

⚠️ Hospital Albert Einstein, Rede D'Or, Amil, DASA, Fleury... todos no HIS. E você? Clique aqui

Brittany Maynard morre e suscita reflexão sobre morte

By 3 de novembro de 2014 Gestão

Vamos falar mais sobre a morte? Assim provocou a blogueira Luciana Dadalto do Saúde Business 365 em seu post sobre o caso da americana Brittany Maynard, que morreu como programado neste sábado (01). Quem para e presta atenção na história e decisão desta jovem de 29 anos, diagnosticada com um câncer incurável no cérebro, no mínimo é convidado para refletir. Pensar e questionar não só sobre o direito de cometer o suicido assistido – pratica permitida em cinco estados nos EUA – mas sobre como lidamos com a morte. 

Brittany fundou uma associação com o objetivo de arrecadar fundos para a luta para o direito de morrer nos EUA (www.brittanyfund.org), sob o lema “My life. My Death. My Choice” (Minha vida. Minha morte. Minha escolha).
Testamento vital acende discussão sobre cuidados paliativos

A eutanásia e o suicídio assistido são entendidos no ordenamento jurídico brasileiro como crime, e os profissionais que ajudam os pacientes a interromperem suas vidas podem ser enquadrados no artigo 121 ou 122 do Código Penal.

De acordo com Luciana, “ainda somos uma sociedade que não reconhece a autonomia dos pacientes fora de possibilidades terapêuticas. Ainda somos uma sociedade que não se reconhece madura para discutir a eutanásia e o suicídio assistido. Ainda somos uma sociedade que não discute a morte”.
Leia na íntegra as considerações da blogueira Luciana:
Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.

Leave a Reply