This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Bastidores – como as empresas estão cuidando da saúde mental e física dos seus colaboradores

By 9 de julho de 2020 Gestão

Distribuidora de insumos médicos-hospitalares, com mais de 450 colaboradores, revela plano de ação para operar com segurança e manter fluxo de insumos para hospitais

A pandemia do novo coronavírus surpreendeu o mundo e tem feito com que toda a população viva um período histórico de aprendizado, revisão de prioridades e valores e desafios para os negócios, principalmente no que diz respeito aos cuidados com os colaboradores. A Atrial Saúde, uma das maiores distribuidoras de insumos médico-hospitalares do Brasil, preocupada em proteger seus 450 colaboradores, tomou diversas medidas para mantê-los em segurança, especialmente aqueles que atuam na linha de frente e precisam frequentar lugares de alto risco de contaminação, como hospitais, por exemplo.

Há mais de três meses que 37% da equipe da empresa está trabalhando em home office. Os demais, como o time de Operações, seguem diariamente operando nos Centros de Distribuição para realizar as entregas aos clientes e cumprir o papel da distribuidora de cuidar e salvar a vida de milhares de pessoas.

“Estabelecemos medidas preventivas e temporárias, além de Protocolos e Procedimentos de segurança para todos os nossos colaboradores. Treinamos e estamos, dia após dia, orientando e acompanhando a saúde física de todos”, revela Fabiola Cazeta, Gerente de Recursos Humanos da Atrial Saúde.

Pensando em cuidar também do lado emocional de quem trabalha na distribuidora, a empresa lançou o projeto Pílulas do Bem Estar.  “Semanalmente, separamos 30 minutos do nosso dia para discutir temas relacionado à qualidade de vida. Todos os colaboradores da equipe comercial externa e os que estão em home office recebem o convite por e-mail e o link de acesso ao programa”, explica. A cada semana é um assunto diferente, já tendo sido abordado:  ansiedade e medo, ergonomia, alimentação saudável, exercícios de gratidão, respiração, relações familiares, etc.  A ação é ministrada por colaboradores ou especialistas externos. São temas importantes que buscam harmonizar os desafios profissionais com a subjetividade de cada um.

A auxiliar administrativo do setor de Televendas da Atrial Saúde, Sara Silva, confessa que o início da pandemia foi estressante e gerou muita ansiedade. Recém-formada em Psicologia, ela conta que essas reações já eram esperadas diante de um cenário novo e incerto, mas que ficou com medo do que poderia acontecer. “Fiquei preocupada, com receio de ser contaminada ou que alguém da minha família fosse. Participar das Pílulas de Bem Estar foi importante para o meu autoconhecimento, para perceber que era preciso sair do automático e cuidar de mim”, conta a colaboradora que agora faz meditação e tenta ressignificar os seus dias.

A saúde mental também já foi tema do projeto: “Embora muitas vezes o assunto seja tratado como tabu e com estigmas, muitas pessoas têm dificuldade de falar sobre depressão, ansiedade, transtorno de personalidade, transtorno obsessivo compulsivo (TOC), transtorno alimentar, entre outras doenças, por isso a Atrial implementou essas pílulas, como uma forma de promover a conscientização, reflexão e apoiar os colaboradores a essas novas exigências que a pandemia e esse novo normal nos trouxe”.

O gerente de Trade Marketing, Bruno Burin, também comenta que a falta de informação sobre a doença e um direcional claro sobre as medidas de proteção ou isolamento social, ocasionaram uma onda de ansiedade e estresse em todos do time, inclusive nele. “Uma nova maneira de trabalhar foi implementada às pressas, o home office passou a ser obrigatório e as agendas lotaram de reuniões, fatos que também contribuíram para o cansaço físico e mental. As sessões do Pílulas de Bem Estar é uma iniciativa super bacana da empresa e têm contribuído para os colaboradores se desconectarem da rotina. Eu participei de todas e agora meu dia a dia está mais organizado, com reuniões e horários definidos. O bloqueio da agenda na hora do almoço foi essencial, no começo cheguei a almoçar na frente do computador, mas hoje já separo um horário do dia para almoçar tranquilo e quebrar a correria da manhã”, conta o gestor.

O telemonitoramento é outro benefício oferecido pela Atrial. “Contratamos uma empresa para monitorar os funcionários que estão com algum sintoma relacionado à COVID-19. Eles devem comunicar um responsável imediatamente para que uma equipe de médicos e enfermeiros faça a triagem e acompanhe a evolução do quadro”, esclarece Fabíola.

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.