This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

HOSPITALAR 2019 Já emitiu sua credencial gratuita? Clique aqui

Aumento de eficiência contribui para redução de custos em hospitais

By 22 de novembro de 2018 Gestão

O desperdício de recursos é um problema grave no sistema de saúde: exames e procedimentos desnecessários, grande quantidade de retrabalho gerado por cancelamentos e atrasos, má gestão de suprimentos, entre outras coisas; tudo isso gera aumento de custos das entidades, deixando via de regra as contas desequilibradas.
Para evitar cenários de desordem na planilha financeira, a Planisa, líder em soluções para as organizações de saúde que buscam a excelência em gestão de resultados, ressalta que a metodologia LEAN pode ser um caminho, pois tem como foco eliminar o desperdício (energia, dinheiro, recursos e tempo).
“O termo “lean”, em uma tradução literal, pode ser entendido como “enxuto”, ou seja, no método tudo pode ser melhorado continuamente e indefinidamente, se trata de um método que estabelece o uso de apenas os recursos necessários para a realização do trabalho, etapa ou processo, o que naturalmente leva a evitar desperdícios” afirma Maria Beatriz, gerente técnica da Planisa.
A gerente explica que na empresa a metodologia é trabalhada em cinco etapas: definição, medição, análise, melhoria, controle e ajuste e que além de beneficiar o hospital, trazendo menores custos aos processos, o método também traz vantagens aos pacientes que terão uma melhor assistência, menor risco de evento adverso e, portanto, maior segurança no atendimento. Os colaboradores do hospital também ganham, trabalhando o necessário, com mais produtividade e menos estresse.
“Com um ambiente de trabalho mais organizado, no qual perde-se menos tempo com ‘o apagar de incêndios’, conseguimos promover mais tempo disponível para o cuidado do paciente, maior produtividade e qualidade. A melhoria contínua da produtividade para hospitais é o foco do trabalho da Planisa, que desenvolve soluções personalizadas para cada tipo de ambiente hospitalar”, conclui Maria Beatriz.

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.

Leave a Reply