This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

HOSPITALAR 2019 Já emitiu sua credencial gratuita? Clique aqui

Atenção primária

By 28 de dezembro de 2017 Gestão

Atualmente, um dos maiores problemas na assistência à saúde é a fragmentação dos cuidados, que gera riscos, falhas na qualidade e custos desnecessários. Por essa razão, a Unimed Vitória, em busca de um modelo mais sustentável, implementou o programa Unimed Personal que tem como foco a atenção primária à saúde.

Criado em 2013, a Unimed Personal visa oferecer um atendimento mais próximo e humanizado que disponibilize aos usuários um cuidado integral, visto que, ao longo desses quatro anos, o programa vem se consolidando e passando por melhorias contínuas.

De acordo com Márcio Almeida, Diretor-Presidente da Unimed Vitória, o objetivo da coordenação do cuidado é reduzir essa fragmentação e oferecer uma assistência que alcance os principais requisitos de qualidade em saúde, tais como: segurança assistencial, acesso no tempo adequado, efetividade dos tratamentos, eficiência no uso de recursos, equidade e empoderamento do paciente.

Analisando-se estritamente a utilização de exames no tratamento de pacientes, o programa racionaliza o uso de exames em suas consultas, ou seja, a frequência de exames per capita dos clientes sinalizou uma redução superior a 47,65% em relação à carteira da Unimed Vitória, em todos os anos da análise. Todavia, o modelo não criou nenhuma restrição adicional a prática clínica, ou seja, as mesmas regras de regulação usadas na carteira em geral para exames de alto custo, também são praticadas para o produto personal. A notória diferença consiste na atenção organizada através de um modelo em rede e em coordenação do cuidado.

Os principais impactos do programa Unimed Personal, desde a sua implantação, compreendem aspectos como: satisfação dos usuários, promoção do autocuidado, redução das hospitalizações desnecessárias, diminuição da utilização excessiva de serviços, além de produzir economias de escala e escopo.

Almeida destaca que cada resultado positivo, como a premiação do Referências da Saúde, é avaliado como um reconhecimento do mercado pela excelência do serviço prestado.

Segundo a instituição, o foco é produzir uma oferta balanceada de atenção geral e especializada, melhorando assim a eficiência global do sistema.

Clique aqui para ver o estudo Referências da Saúde 2017 & Top Hospitalar.

Nathalia Nunes

About Nathalia Nunes

Fonoaudióloga formada pela FMUSP, com MBA em Economia e Gestão em Saúde na UNIFESP e apaixonada por comunicação, negócios e tecnologia em saúde. Na Live, trabalho com Marketing, Pesquisa e Conteúdo, tanto na produção de materiais editoriais e de pesquisa, quanto na difusão de temas e ações relacionados a negócios em saúde.

Leave a Reply