This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Apoio às empresas no rastreamento e combate à disseminação do coronavírus

By 22 de setembro de 2020 Gestão

Ferramenta foi desenvolvida pela Ness Health, startup referência em tecnologias para a saúde, em parceria com o Brasil Medicina Ocupacional, ligado à Associação Fundo de Incentivo à Pesquisa

O Brasil já iniciou, gradativamente, o processo de retomada das atividades, suspensas por conta da pandemia de covid-19. No entanto, por mais que a curva de infecções tenha diminuído, o novo coronavírus continua vitimando. Para os trabalhadores que precisam voltar aos seus postos nas empresas depois de meses em home office, o medo e a insegurança ainda persistem. Em contrapartida, as organizações, que ainda não o fizeram, precisam se readequar para permitir o máximo de segurança ao seu colaborador. Cooperação e ações práticas, como medidas preventivas de monitoramento da saúde e avaliação de risco são fundamentais para o novo normal.

Em parceria do Brasil Medicina Ocupacional, grupo que faz parte da Associação Fundo de Incentivo à Pesquisa (AFIP), a Ness Health desenvolveu o aplicativo Covid Care Brasil, ferramenta que oferece apoio às empresas no rastreamento e combate à disseminação do coronavírus, propiciando melhores condições para a retomada.

A Ness Health é uma startup que possui excelência em Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) que impactam o mercado da saúde, especialmente a medicina diagnóstica. O know-how na oferta de tecnologias, como plataformas digitais de monitoramento, foram fundamentais para implementação desse aplicativo, que conta com um questionário, protocolos de teleconsultas médicas e exames domiciliares para casos suspeitos e confirmados de covid-19. Os exames são seguidos de consultas médicas, onde há esclarecimento de resultados e orientações especificas para cada caso.

O sistema vai ao encontro da realidade imposta pela pandemia, que tornou o mundo mais digital e possibilitou que a telemedicina fosse colocada em prática efetivamente. Na Europa, por exemplo, essa já era uma modalidade de atendimento comum, e que, por mais que esteja dando os primeiros passos no Brasil, é considerada uma importante ferramenta para o enfrentamento dos desafios dos sistemas de saúde.

O sistema permite uma ágil identificação de casos suspeitos de covid-19 por meio do automonitoramento de sintomas e relato de possíveis contatos com casos positivos, o que colabora para o controle da proliferação do vírus no ambiente de trabalho.

Passo-a-passo

No início do dia, o indivíduo acessa o aplicativo e preenche um breve questionário para detectar sintomas de covid-19; após a finalização do questionário, o sistema gera um QR Code de liberação, que poderá ser validado na entrada da empresa, onde também é possível aferir a febre e incluir o dado no aplicativo.

Benefícios

O Covid Care Brasil diminui a sobrecarga do setor de medicina do trabalho da empresa; utiliza de forma consciente os exames para covid-19; orienta de forma individualizada sobre os resultados dos exames; previne o contato de trabalhadores sintomáticos com os demais; reduz o absenteísmo, que é a ausência do funcionário no ambiente de trabalho, a partir da exclusão de casos negativos com maior agilidade, além da permitir a melhora no acompanhamento dos casos positivos.

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.