This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

⚠️ Hospital Albert Einstein, Rede D'Or, Amil, DASA, Fleury... todos no HIS. E você? Clique aqui

Ambulatório Souza Araújo, da Fiocruz, recebe JCI

By 1 de agosto de 2014 Gestão
O Ambulatório Souza Araújo, vinculado ao Instituto Oswaldo Cruz (IOC), acaba de receber o Certificado de Acreditação Internacional por meio do Consórcio Brasileiro de Acreditação (CBA), órgão ligado à Joint Commission International (JCI), maior e mais antiga comissão acreditadora dos Estados Unidos. Com o título, o ambulatório passa a ser reconhecido como o primeiro centro brasileiro do país especializado em hanseníase a atuar alinhado aos padrões de excelência internacional.

O anúncio foi feito durante as comemorações pelo aniversário de 114 anos da Fiocruz, realizadas na última semana do mês de maio. Na ocasião, a chefe do Laboratório e do Ambulatório de Hanseníase, Euzenir Sarno, traçou um histórico da doença no Brasil, destacando que hoje o Ambulatório possui, de fato, o reconhecimento da sua posição de referência. “Isso nos mostra que estamos no caminho certo”, afirmou.

Na Fundação, assim como o Souza Araújo, diferentes unidades também são acreditadas, como o Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh), da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp), e o Laboratório de Filariose, do Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães (CPqAM/Fiocruz Pernambuco). A acreditação é o reconhecimento formal, por um organismo independente especializado em normas técnicas, de que uma instituição atende a requisitos previamente definidos e demonstra ser competente para realizar suas atividades com segurança.

“O processo de acreditação se configura como uma iniciativa fundamental para a elevação da qualidade dos serviços nas dimensões da gestão e do atendimento direto ao usuário. Os padrões definidos para a acreditação são harmonizados internacionalmente”, afirma o vice-presidente de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde da Fiocruz, Valcler Rangel, que coordenou o processo de acreditação do Souza Araújo. “Com isso, os serviços passam a se adequar às melhores práticas que visem à qualidade do cuidado e à segurança dos pacientes, criando um movimento permanente de manutenção desses padrões. Para a Fiocruz, a acreditação coloca a atenção à saúde prestada em suas unidades como referência de qualidade para todos os serviços no SUS”, completa.

Sistema de Gestão da Qualidade
A coordenadora da Qualidade da Fiocruz, Mirian Cohen, explica que, para entender a importância do processo de certificação, é preciso conhecer a finalidade da Gestão da Qualidade. “Ela visa apoiar a organização rumo ao alcance de seus objetivos estratégicos. Para isso, é preciso que a instituição se organize de forma a aperfeiçoar os seus recursos, usar ao máximo as suas competências internas, atualizar-se constantemente e estar em condições de desenvolver práticas sustentáveis”, ressalta. “No dia a dia, organizamos o Sistema de Gestão da Qualidade para que a organização tenha sucesso nas suas metas, cumprindo sua missão institucional”, completa.

Nesse cenário, a organização emprega um conjunto de metodologias e técnicas que garantem os requisitos de qualidade para o desenvolvimento de seus processos de trabalho. A instituição pode, então, se dispor a participar de processos que busquem evidenciar a qualidade intrínseca de seus serviços. Tal movimento pode se dar de maneira voluntária, com foco na sustentabilidade, ou de forma compulsória, uma vez que existem questões que, pela própria natureza, exigem a manutenção de padrões de qualidade.

“Alguns processos, como os produtivos, são obrigatórios. Para tanto, a instituição precisa estar certificada por organismos determinados pela organização brasileira. O principal deles, no Brasil, é a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)”, afirma Mirian. Hoje, está em processo de acreditação o Núcleo de Saúde do Trabalhador (Nust/CST/Direh). O Sistema de Gestão da Qualidade da Vice-Presidência de Pesquisa e Laboratórios de Referência (VPPLR) possui o certificado NBR ISO 9001:2008, pela British Standards Institution (BSI) – que no Brasil é acreditada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.

Leave a Reply