A Afya, hub de educação e soluções para a prática médica no Brasil, anunciou a chegada de Gustavo Meirelles, radiologista e doutor em radiologia torácica, para integrar a alta liderança da empresa no cargo de vice-presidente Médico. Meirelles traz uma carreira consolidada, com experiência clínica, acadêmica e em gestão, e atuará em um cargo estratégico recém-criado. 

O executivo terá a missão de ampliar o impacto da Afya no setor de saúde, promover avanços no campo médico e interagir com entidades externas, incluindo parcerias internacionais, órgãos governamentais e outros stakeholders, além de representar a equipe médica nas decisões executivas. Meirelles também trabalhará junto à liderança educacional da companhia, com o objetivo de impulsionar a inovação no ensino da medicina e desenvolver soluções alinhadas às necessidades da formação médica. 

Experiência 

Com mais de 25 anos de experiência, Gustavo Meirelles passou quase duas décadas no Grupo Fleury, onde atuou como radiologista e gestor nas áreas de radiologia, estratégia e inovação. Também ocupou cargos de liderança como diretor médico e vice-presidente da Alliança Saúde, e foi CEO e presidente do conselho de administração da iDr – Inteligência Diagnóstica Remota, empresa especializada em tecnologia e inovação na saúde. 

Meirelles é fundador da Comunidade Inovação em Saúde, voltada para a disseminação de inovação no setor, e da Ambra Saúde, startup focada na gestão e armazenamento de imagens médicas na nuvem. Ele também atua como sócio e mentor de outras startups de saúde. Formado em Medicina pela Universidade Federal de Juiz de Fora, com residência e doutorado em Radiologia Torácica, possui MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e pós-doutorado em PET/CT pelo Memorial Sloan-Kettering Cancer Center, em Nova York. 

“É uma grande honra fazer parte da liderança da Afya, uma empresa com um papel transformador na medicina no Brasil. Estou motivado a utilizar minha experiência para fortalecer ainda mais a conexão entre ensino, prática clínica, pesquisa, tecnologia e inovação, contribuindo para que os médicos vivam o melhor da medicina e melhorando o acesso de milhares de pessoas à saúde de qualidade”, destaca o novo vice-presidente.