faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

8 Erros de gestão que te fazem perder bons funcionários

Article-8 Erros de gestão que te fazem perder bons funcionários

Erros de gestão
É difícil manter bons empregados, mas não deveria ser. A maioria dos erros de gestão que as empresas cometem são facilmente evitáveis.

Se você não consegue manter seus melhores funcionários engajados, você não consegue manter seus melhores funcionários. Enquanto isso deveria ser senso comum, poucos se preocupam em ter pessoas felizes trabalhando em suas empresas.

Uma pesquisa feita pela CEB descobriu que um terço dos empregados se sentem desmotivados pelos erros de gestão de seus empregadores e estão atualmente procurando por um novo trabalho.

Ao contrário do que se pensa, quando você comete alguns desses erros de gestão, seus funcionários não vão embora de um dia para o outro. Eles perdem o interesse aos poucos.

Para se prevenir de cometer erros de gestão e reter seus melhores talentos, as empresas e gestores precisam entender o que estão fazendo para contribuir com esse desmanchar lento de empenho. Os erros de gestão a seguir podem ser considerados os mais graves, e devem ser abolidos por quem quer manter bons empregados.

1. Criar regras idiotas

As empresas precisam ter regras e isto é sabido. Porém, elas não precisam ser tentativas preguiçosas de criar ordem. Seja uma forma altamente zelosa de manter os empregados na linha ou uma regra antiga da empresa, estes erros de gestão são capazes de enlouquecer seus funcionários.

Quando os empregados acharem que estão dentro do Big Brother, eles procurarão outro lugar para trabalhar.

2. Tratar todos como iguais

Enquanto essa tática funcione com crianças, um ambiente de trabalho funciona de forma diferente. Tratar todos como iguais é um dos erros de gestão que mostram para seus melhores funcionários que não importa quão bem eles estejam indo, eles serão lidados da mesma forma que o empregado que só apareceu para bater cartão.

3. Tolerar performances ruins

Dizem que bandas de jazz são tão boas quanto seu pior instrumentista. Não importa o quanto alguns de seus membros são, todos escutam o pior deles. O mesmo acontece com uma empresa.

Quando você comete erros de gestão que permitem que existam pessoas desencorajadas sem consequências, você leva todos para baixo, incluindo os melhores funcionários.

4. Não reconhecer realizações

É fácil subestimar o poder de um tapinha nas costas, especialmente com os maiores talentos que estão sempre motivados. Todos gostam de elogios, principalmente os que trabalham pesado e dão o melhor de si. Premiar realizações pessoas mostra que você está prestando atenção.

Grandes erros de gestão são tomados por pessoas que não se comunicam com seus funcionários. Por isso, é importante descobrir o que faz os trabalhadores se sentirem bem (pode ser um aumento ou reconhecimento público) e premiá-lo quando fizer um serviço bem feito.

5. Não se importar com pessoas

Mais de metade de pessoas deixam seus empregos por causa de erros de gestão e relacionamento com seus superiores. Empresas inteligentes garantem que os gestores saibam como balancear o profissionalismo com humanidade. Esses são os chefes que celebram o sucesso de seus funcionários, possuem empatia com os que estão com dificuldades e os desafia constantemente.

É impossível trabalhar para alguém por oito horas por dia se você não está pessoalmente envolvido e não se importa com nada além do seu rendimento.

6. Não mostrar um contexto macro

Parece eficiente simplesmente dar tarefas para os funcionários e seguir em frente, mas deixar de mostrar o contexto e o objetivo do que estão fazendo são grandes erros de gestão. Bons empregados se importam com seu trabalho quando entendem o propósito dele. Quando eles não sabem o que estão fazendo, se sentem alienados e inúteis.

7. Não deixar os funcionários fazerem o que gostam

O Google pede que seus funcionários passem pelo menos 20% de seu tempo fazendo ‘’o que acreditam que irá beneficiar a empresa’’. Enquanto esses projetos passionais foram responsáveis por grandes contribuições, como o Gmail e o AdSense, seu maior impacto é criar empregados altamente motivados.

Dar a oportunidade para que eles façam o que gostam melhora a produtividade e a satisfação. Um dos erros de gestão mais comuns é querer que os talentos trabalhem dentro de uma caixa. Esses chefes temem que a produtividade irá cair se eles deixarem as pessoas expandirem o foco e irem atrás do que amam, o que não é verdade.

Estudos mostraram que pessoas que possuem liberdade na empresa experimentam um estado de espírito eufórico, que aumenta a produtividade em até cinco vezes.

8. Deixar a diversão de lado

Se as pessoas não estão se divertindo em seu trabalho, você está cometendo alguns erros de gestão. Funcionários não dão tudo de si se não estiverem se divertindo.

As melhores empresas para trabalhar sabem da importância de deixar o ambiente um pouco descontraído. O Google, por exemplo, faz de tudo para fazer o trabalho divertido – refeições gratuitas, pistas de boliche e aulas de ginástica são formas de atingir este objetivo. A ideia é simples: se o trabalho é divertido, você irá performar melhor e ficar por mais tempo na empresa.

Reter talentos não é uma tarefa fácil. No Simpósio de Gestão de Pessoas em Saúde, que acontecerá no HIS, você descobrirá formas criativas de contratar e manter funcionários felizes e engajados.

Serviço:

Hospital Innovation Show

Datas: 27 e 28 de setembro

Local: São Paulo Expo

Rodovia dos Imigrantes, s/n – Vila Água Funda

Este artigo foi adaptado do site Forbes