This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

⚠️ Hospital Albert Einstein, Rede D'Or, Amil, DASA, Fleury... todos no HIS. E você? Clique aqui

4 pilares em progresso depois do Obamacare

By 6 de fevereiro de 2015 Gestão

Os frutos do Affordable Care Act (ACA), maior projeto de mudança do sistema de saúde americano, conhecido também como Obamacare, estão sendo colhidos e novos planos tanto governamentais quanto empresariais estão a todo vapor. Em seu último post, o economista André Medici comenta sobre a ampliação da cobertura de seguro-saúde nos EUA.

Estima-se que, no último ano, cerca de 10 milhões de pessoas foram adicionadas à lista dos que tem seguro de saúde. O cenário começa a ser encarado como oportuno para a remodelagem completa do modo de prestar assistência à sociedade, o que certamente serve de exemplo para os problemas estruturais que o Brasil também enfrenta.
 
O Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA (
Department of Health and Human Services – HHS), principal órgão do governo de proteção à saúde, trabalha em torno de quatro importantes e interdependentes caminhos: uso de incentivos para motivar modelos de pagamentos alternativos baseados na entrega de valor ao paciente; mudança na maneira de prestar o cuidado construindo equipes integradas; informação estruturada para a tomada de decisões clínicas; e coordenação mais eficaz dos prestadores e maior atenção em torno da saúde populacional. 
Alguns progressos em andamento, segundo HHS:

Modelo de pagamento
-Maioria do modelo “fee for service” aplicado no sistema Medicare já tem correlações com métricas de qualidade e valor. O objetivo é que 85% dos pagamentos “fee for service” sejam migrados para modelos alternativos baseados em qualidade e valor até 2016, e 90% até 2018. 
Para isso, o HHS trabalha na construção de um ambiente em que os hospitais, médicos e outros prestadores possam ser recompensados pela qualidade do serviço prestado e tenham os recursos e a flexibilidade para fazê-lo. Estão sendo criados uma série de novas instituições e acordos de pagamentos destinados a conduzir o sistema nessa direção. 
LEIA MAIS
Mudança na prestação
-Há um plano nacional para reduzir readmissões hospitalares no prazo de até 30 dias após a alta, para encorajar os hospitais a melhorar o cuidado de transição e coordenar melhor a prestação ambulatorial. Serão investidos mais de $800 milhões para suportar 150 mil médicos e outros profissionais para o desenvolvimento de habilidades e ferramentas para essa melhoria, tanto para o programa Medicare quanto para o Medicaid.
LEIA MAIS
 
Informação como suporte para decisões clínicas
-O Obama coordena a maior iniciativa de TI em Saúde dos EUA – com foco na adoção de Prontuário Eletrônico e nos incentivos para os registros eletrônicos de saúde certificados, preconizados pelo programa “Meaningful Use”. A proporção de médicos norte-americanos usando prontuário eletrônico (EHRs) aumentou de 18% para 78% entre 2001 e 2013, e 94% dos hospitais também relatam o uso de prontuários certificados. 
Em curso ainda estão os esforços para a interoperabilidade através do alinhamento das normas e práticas de TI em Saúde com a política de pagamento de modo que os registros dos pacientes estejam disponíveis quando necessários para a tomada de decisões clínicas. 
Transparência
HHS assumiu o compromisso de aumentar a transparência no mercado americano. Por exemplo, o site do Medicare permite aos consumidores comparar dados sobre custos e qualidade de serviços assistenciais, permitindo escolhas mais informadas por parte dos consumidores tanto em relação a prestadores quanto a planos de saúde.

Avanços em geral

  • Segurança Hospitalar aumentou entre 2010 e 2013, período do Obamacare: 1,3 milhão de eventos adversos a menos e 50 mil mortes evitadas 
  • Crescimento dos custos com saúde atingiu o mínimo histórico de 2% ao ano por beneficiário, entre 2010 a 2014
  • Mais de 7 em cada 10 pessoas que se inscreveram no novo mercado de seguros de saúde disseram que a qualidade de sua cobertura está excelente ou bom

*Com informações do New England Journal of Medicine e agências internacionais 

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.

Leave a Reply