Para você, o que faz uma clínica veterinária se destacar no mercado? Além das instalações e equipamentos modernos, é importante lembrar que a chave do sucesso das operações está nas pessoas.  

Investir na capacitação profissional de colaboradores é fundamental para garantir um atendimento de excelência, fator que contribui para que a sua clínica seja reconhecida e recomendada pelos clientes. Afinal, os profissionais da sua clínica estão próximos dos tutores e dos pets – e aí está a possibilidade de estreitar relações, construindo mais confiança. 

Além disso, essa prática faz com que os colaboradores se sintam mais motivados e valorizados. De acordo com a pesquisa global da Ipsos, encomendada pela Gi Group Holding, 80% dos trabalhadores brasileiros afirmam que os programas permanentes de capacitação são essenciais para seu contentamento profissional.  

Em um setor que está em constante evolução, investir na capacitação profissional da sua equipe é mais do que necessário. Essa estratégia contribui de forma significativa para oferecer serviços de qualidade, trazendo diversas vantagens, como: 

  • Lidar melhor com as emoções: sabemos que a rotina de uma clínica apresenta diferentes desafios. Por isso, vale capacitar sua equipe para uma abordagem ainda mais acolhedora e empática, o que faz toda diferença no momento de lidar com as situações mais complexas – incluindo aquelas que envolvem a emoção de tutores. 
  • Reduzir de erros e retrabalhos: capacitar o seu time de forma contínua é importante. Tanto para assegurar a satisfação do cliente, como o bem-estar dos animais de estimação. Isso garante a confiança do tutor e traz mais fluidez para todos os processos.  
  • Ser referência no mercado: um atendimento feito por uma equipe bem treinada consiste em saber identificar o que o tutor e pets precisam para, assim, oferecer soluções personalizadas. Seus clientes saberão reconhecer isso e não vão pensar duas vezes antes de indicar a sua clínica veterinária a outros tutores. 

O que priorizar nos treinamentos da sua equipe? 

Desde a comunicação até o conhecimento de técnicas mais atualizadas na veterinária, a capacitação dos colaboradores é fundamental para o desenvolvimento de diversas habilidades. Além de assegurar um atendimento de excelência, aprimora práticas como a interpretação de exames e a operação de equipamentos modernos.  

Para entender exatamente quais treinamentos priorizar na sua equipe e quais suas reais necessidades, vale fazer um levantamento com entrevistas e questionários. Mas, para te ajudar a pensar em propostas iniciais, elencamos algumas dicas a seguir:  

1. Incentive o seu time a ficar atualizado 

A medicina veterinária está em constante transformação e os treinamentos são indispensáveis para ficar à frente de um mercado extremamente competitivo. Não tem como ser diferente: se oferecer um serviço de ponta é o seu objetivo, a sua equipe precisa estar por dentro das inovações. 

Com novas tecnologias que auxiliam no diagnóstico, é indispensável ter colaboradores atualizados para fazer o uso de equipamentos modernos, apostar em treinamentos que oferecem técnicas de cirurgias menos invasivas ou em áreas específicas, como a odontologia veterinária, por exemplo.  

2. Desenvolva habilidades interpessoais   

Como a sua equipe tem se comunicado com os tutores? O relacionamento é um dos principais pilares da confiança em uma clínica veterinária e, em todas as áreas do seu estabelecimento, é fundamental que os colaboradores tenham a habilidade de escuta ativa, bem como de esclarecer dúvidas com segurança, empatia e clareza.  

Por isso, vale capacitar o seu time para fazer o gerenciamento de conflitos em caso de atrasos ou mal-entendidos, buscando sempre uma solução conciliatória.  

3. Gestão de tempo e organização 

Entre tantas tarefas na rotina de uma clínica veterinária, é sempre uma boa ideia treinar os colaboradores para uma gestão de tempo eficaz. Afinal, entender o que priorizar e saber fazer o uso de softwares para a organização de prontuários, agendamento e controle de estoque faz toda a diferença.  

Para isso, é importante estabelecer processos e optar por treinamentos que orientam seu time para um bom gerenciamento de tempo, principalmente em atividades que envolvem a parte mais burocrática da sua clínica, relacionadas à documentação, exames e agenda.   

Todo mundo sai ganhando 

Motivos para investir em capacitação profissional não faltam: os colaboradores ficam mais engajados ao se desenvolver profissionalmente, e a sua clínica torna-se referência. Aliás, investir no desenvolvimento profissional da sua equipe é uma ótima maneira de diminuir a rotatividade de funcionários e inspirar ideias mais inovadoras. Resultado? Mais economia! 

Depois de entender as reais necessidades do seu time, basta escolher o formato do treinamento. Contratar especialistas? Promover palestras ou utilizar plataformas online? São inúmeras possibilidades que só tendem a trazer benefícios a curto e a longo prazo para a sua clínica.  

Inclusive, vale incentivar a participação em eventos do setor, como a Hospitalar Vet. Estamos preparando um Summit exclusivo com trilhas e palestras imperdíveis. O evento vai acontecer no dia 21 de maio durante a Hospitalar – a principal feira do setor de saúde da América Latina. A gente se encontra em breve? Clique aqui e confira como participar.