This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Telemedicina no Hospital Sírio-Libanês – Série PROADI 4/4

By 11 de abril de 2014 Eventos

O representante do Hospital Sírio-Libanês, Dr. Antônio Lira, na Conferência Internacional de Telemedicina, apresentou o projeto do Hospital em parceria com o Ministério da Saúde. A iniciativa faz parte de um dos projetos do apoio ao desenvolvimento do SUS que serão implantados por meio da área de Filantropia do Hospital Sírio-Libanês, e visa melhorar a gestão e a qualidade assistencial em mais de 40 hospitais parceiros do SOS Emergência, diretriz do Governo Federal.

O hospital voltou o projeto para a teleeducação, com formação de pessoal para o Sistema Único de Saúde. O Hospital já apresenta projetos com parceiros em hospitais estrangeiros, principalmente em câncer e busca sempre por pioneirismo, motivo pelo qual almeja o avanço em telemedicina.

No projeto, o foco é o ensino. Em 2009, o Sírio-Libanês apresentava já um ramo de educação presencial e apresentava, no seu quadro, não mais de 100 alunos. Hoje, com o projeto, mais de 10.000 alunos já participam dos cursos do hospital.O início foi somente de videostreaming, passando para videoconferência e hoje eles possuem uma plataforma com mais de 500 vídeo-aulas disponíveis para todos os cidadãos.

Uma nova etapa inclui cursos para o Programa Nacional de Segurança do Paciente e há discussão sobre ofertas de curso de apoio assistencial. Alguns exemplos são a capacitação de gestores em programas como “Gestão da Clínica no SUS”, “Gestão da Vigilância Sanitária”, “SOS Emergência” e “Gestão de Situações de Emergência em Saúde Pública”. O programa tem intenção de se espalhar por todo o Brasil, com o objetivo de contribuir para a melhoria da gestão da área no setor público.

O projeto tem abrangência nacional, com a meta de envolver 70 regiões de saúde do País e ofertar 11.400 vagas no total. “Seguimos desafiados pela melhoria da capacitação dos profissionais e da qualidade da atenção à saúde produzida pelo SUS”, comenta o diretor de Ensino do Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa, Dr. Roberto de Queiroz Padilha.

Veja aqui outros textos sobre o Programa para o Desenvolvimento Institucional do SUS (Proadi-SUS) em parceria com alguns Hospitais Acreditados:

1) Telemedicina no Hospital Alemão Oswaldo Cruz

2) Telemedicina no Hospital Israelita Albert Einstein

3) Telemedicina no HCor

4) Telemedicina no Hospital Sírio-Libanês

Nathalia Nunes

About Nathalia Nunes

Fonoaudióloga formada pela FMUSP, com MBA em Economia e Gestão em Saúde na UNIFESP e apaixonada por comunicação, negócios e tecnologia em saúde. Na Live, trabalho com Marketing, Pesquisa e Conteúdo, tanto na produção de materiais editoriais e de pesquisa, quanto na difusão de temas e ações relacionados a negócios em saúde.

Leave a Reply