This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

SBF 2015: Design Thinking é tema de workshop

By 11 de maio de 2015 Eventos, SBF
pensamento-reflexão

Redesenhar as experiências dos pacientes,  criar novos serviços, produtos e ferramentas tornando o atendimento ao paciente mais humano. Esses são apenas alguns exemplos de como o Design Thinking pode ser aplicado ao universo da saúde. Quem explica é André Diniz Moraes, design thinker associado à Design Thinkers Group Brasil, consultoria internacional de inovação presente em 14 países.

Moraes, que realizará  o  workshop “Design Thinking – Conheça a importância deste conceito para o setor de saúde” durante o Saúde Business Forum* conversou com o portal Saúde Business sobre o assunto. Saiba mais na entrevista a seguir:

Saúde Business: O que os gestores de saúde podem esperar do Design Thinking?
Moraes: Eles podem esperar uma nova abordagem que coloca o ser humano no centro do processo de inovação, a partir de experiências de empatia, colaboração, co-criação, prototipação e experimentação. Além disso, a metodologia faz com que se desenvolva um novo modelo mental e desperte todo potencial criativo que permitirá atender os desejos e necessidades das pessoas com o que é tecnologicamente factível e viável para os negócios.

SB: Como o Design Thinking pode ajudar as empresas do setor de saúde?
Moraes: O Design Thinking pode, por exemplo, redesenhar as experiências dos pacientes dentro de hospitais e emergências, mas também pode criar novos serviços, produtos e ferramentas para tornar mais humano a forma de tratamento na percepção dos pacientes e mais produtivo os processos internos dos profissionais de saúde.

SB: Você conhece exemplos internacionais que já aplicam esse conceito?
Moraes: Sim. Um dos clientes da DesignThinkers Group foi a Nutricia, divisão especializada em saúde, da empresa alimentícia Danone. A Nutricia é focada em pesquisas científicas sobre nutrição, como também no desenvolvimento de soluções para atender as dietas inadequadas daqueles pacientes que não tem condições de ter uma alimentação regular.

SB: E como foi este trabalho? 
Moraes: A DesignThinkers Group realizou sessões para mapear a jornada de vários perfis de pacientes, e isso permitiu gerar diversos insights sobre o comportamento de consumo, hábitos alimentares e as principais necessidades de cada perfil. A partir daí, realizamos diversos workshops com membros da Nutricia para co-criar várias opções de alimentos que pudessem suprir as carências mais latentes para cada perfil de pessoa, mas que ao mesmo tempo fossem factíveis tecnicamente para a equipe da Nutricia e tivessem viabilidade de negócios para a Danone. O Design Thinking ajuda no equilíbrio das três lentes: da lente de quem tem a necessidade, da lente de que vai criar a solução e da lente de quem vai vender a solução. Este é um exemplo de como a utilização de ferramentas de design thinking e a adoção de um novo modelo mental, permite criar empatia com as pessoas, se inspirar com elas, para despertar todo o potencial criativo das pessoas envolvidas no processo e chegar em soluções para atender aos desejos e necessidades de cada um.

*O Saúde Business Forum ocorre de 3 a 7 de junho em Punta Cana, na República Dominicana

Saiba mais sobre o conteúdo do Saúde Business Forum 2015:

Saúde Business Forum debate como será o plano de saúde do futuro

PhD em Física Quântica é keynote do Saúde Business Fórum 2015

Inovação e colaboração em rede são temas do Saúde Business Forum 2015

 

Maria Carolina Buriti

About Maria Carolina Buriti

Há quase cinco anos atuando como jornalista no setor de saúde, minha principal missão é levar informações que ajudem a desenvolver o setor, explorando novas histórias e diferentes pontos de vista, entendendo o quão complexo é a interação dessa cadeia. Atuo como editora chefe da Live Healthcare Media, braço de mídia de saúde da IT Mídia. Responsável pelo conteúdo da Revista Saúde Business e pelo site Saúde Business. Anteriormente fui repórter da revista FH e Saúde Business, Financial Report e portal Financial Web também na IT Mídia. Passei pelas editorias de economia e negócios e finanças. Também atuei como assessora de imprensa na área de ti e telecom.

Leave a Reply