This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Rede Mater Dei de Saúde promove 2º Simpósio de Sepse

By 12 de setembro de 2017 Eventos

No dia 16 de setembro de 2017 (Sábado), a Rede Mater Dei de Saúde, em parceria com o Instituto Latino Americano da Sepse – ILAS, realiza, no Centro de Convenções Drª. Norma Salvador, no Mater Dei Contorno, o 2º Simpósio de Sepse. O evento, que acontecerá das 8h às 13h, discutirá o reconhecimento, diagnóstico e manejo precoce da doença.

O evento aproveita o Dia Mundial da Sepse, comemorado em 13 de setembro, para promover a conscientização da comunidade e dos profissionais da área da saúde sobre a Sepse. O Simpósio visa contribuir para a troca de conhecimentos científicos a fim de estabelecer e discutir medidas que reduzem a mortalidade em decorrência de Sepse. São esperadas 400 pessoas entre profissionais da área da saúde como enfermeiros, médicos Intensivistas, emergencistas e gestores de saúde.

O Brasil tem, hoje, uma das maiores taxas de letalidade por Sepse no mundo, cerca de 65%, sendo a média mundial de 30-40%. Estima-se que 400 mil novos casos são diagnosticados por ano e 240 mil pessoas morrem anualmente. “Reunir o presidente do Instituto Latino Americano da Sepse e os gestores de grandes hospitais do país para discutir o tema nos ajuda a entender de forma ampla as fragilidades do processo de cuidado de prevenção, diagnóstico e tratamento precoce e, concomitantemente, permite o compartilhamento de melhorias favorecendo o alcance de resultados positivos mais rapidamente”, explica a Diretora Técnica da Rede Mater Dei de Saúde, Daniela Pagliari.

Segundo dados do Instituto Latino Americano da Sepse – ILAS, a Sepse é responsável por 25% da ocupação de leitos nas Unidades de Terapia Intensiva- UTI no Brasil, sendo a principal causa de morte em UTIs e uma das principais causas de morte hospitalar tardia, superando infarto do miocárdio e câncer.

A Sepse trata-se de uma inflamação generalizada do próprio organismo contra uma infecção que pode estar localizada em qualquer órgão. Essa inflamação pode levar a parada de funcionamento de um ou de mais órgãos, com risco de morte quando não descoberta e tratada rapidamente. “Não existe nenhum exame que nos dê o diagnóstico de Sepse, este é sempre feito quando somamos um conjunto de sinais, sintomas e de alterações de exames laboratoriais. Dessa forma, todos os profissionais de saúde devem estar informados e treinados para reconhecer sinais e sintomas de Sepse e de mal funcionamento de órgãos. O tratamento da Sepse, que inclui uso de antibiótico, hidratação e controle do foco de infecção é capaz de conter a progressão da doença que na maioria das vezes acaba levando o paciente a morte. Por isso, um evento como o Simpósio de Sepse é importante pois mobiliza e sensibiliza a comunidade hospitalar e extra-hospitalar como um todo”, explica a Diretora Técnica.

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.

Leave a Reply