This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Paciente está no foco do debate sobre o futuro da saúde

By 12 de novembro de 2019 Eventos, Hospital

Maior congresso de gestão hospitalar da América Latina – o Conahp 2019 – reúne especialistas de mais de 10 países e coloca a saúde baseada na entrega de valor para o paciente no centro das discussões

Diante da necessidade de equilibrar a equação entre a qualidade do serviço entregue ao paciente e os custos da saúde, surge o conceito de saúde baseada em valor. O tema foi escolhido para nortear as discussões da sétima edição do Congresso Nacional de Hospitais Privados, o Conahp, que acontecerá nos dias 26, 27 e 28 de novembro, no Transamerica Expo Center, na cidade de São Paulo. Serão cerca de 30 horas de conteúdo ministrado pelos mais de 80 palestrantes, nacionais e internacionais, confirmados na programação. No total, serão especialistas de mais de 10 países.

“Quando pensávamos em valor, a primeira coisa que vinha à cabeça era o viés monetário, o quanto custa. Nos últimos anos, esse conceito se modificou principalmente no setor da saúde, que começou a enxergar uma ótica mais ampla da palavra e o que ela significava para sua maior prioridade: o paciente”, pontua Marco Aurélio Ferreira, diretor-executivo da Anahp. O papel do hospital como integrador do sistema para que haja uma melhor entrega, será discutido a partir das perspectivas de experiência do paciente, modelos assistenciais, e informação e tecnologia, durante o evento.

Para debater esses eixos que serão abordados, o congresso contará com Don Berwick, presidente emérito e membro sênior do Institute for Healthcare Improvement (IHI) – instituição responsável pela construção do conceito Triple Aim, base desta nova otimização do sistema de saúde. Além dele, a programação contará com outros importantes nomes internacionais como Shawn Achor, pesquisador da ciência da felicidade e autor do livro “O jeito Harvard de ser feliz”, Martin Ingvar, professor, há mais de 20 anos, do Instituto Karolinska, e Daniel Kraft, presidente da Faculdade de Medicina da Singularity University.

“A democratização da informação trouxe um importante empoderamento do paciente nos últimos anos, o que fez com que ele começasse a exigir mais do que o ofertado nos protocolos padrões de consultas rápidas e sem grandes interações por parte do médico”, afirma Mohamed Parrini, presidente do comitê científico do Conahp. A partir daí, as instituições de saúde perceberam que precisariam modificar suas culturas e fornecer um serviço mais humanizado e personalizado aos seus clientes, uma vez que, além da insatisfação ser motivo suficiente para que ocorressem tais mudanças, isso acarretou um crescimento considerável das despesas no setor.

Tendências e desafios da tecnologia na saúde, como a telemedicina e a saúde 4.0, também serão temas abordados ao longo do congresso. Além disso, serão debatidos os impactos da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e como ela auxilia na geração de valor para o paciente. A programação completa pode ser conferida aqui.

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.

Leave a Reply