This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Licenciamento de produtos é tema de discussão no OHLA

By 3 de novembro de 2020 Destaques, Eventos, Hospitalar

Debate trouxe as experiências da Anvisa, ABIMED, Seqirua e Passarini sobre a construção de estruturas regulatórias

Um dos webinars que despertou grande interesse no primeiro dia do Omnia Health Live Americas 2020 (OHLA) teve o tema Como acelerar o licenciamento de produtos inovadores?. O encontro teve a presença de representantes da ANVISA, Passarini Regulatory Affairs, Seqirus Brazil e ABIMED.

O cerne da discussão foi a construção de uma estrutura regulatória que torne a inovação e a tecnologia disponíveis em um período de tempo mais curto.

Augusto Bencke Geyer, Deputy General Manager da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) apresentou o que o órgão vem fazendo no período da pandemia do SARS-CoV-2. “Tivemos que encontrar mecanismos para adquirirmos mais agilidade”, afirmou. “Flexibilizamos a regulação, simplificamos a importação; foram tomadas diversas medidas para permitir o acesso mais rápido da população a testes, entre outros produtos, a fim de evitar o aumento do contágio.”

O ponto de vista da outra ponta do mercado, ou seja, de quem tem contato com fabricantes e importadores, foi abordado por Paulo Passarini, CEO da Passarini Regulatory Affair. O executivo relatou que foi consultado por diversas empresas neste período de pandemia, com projetos ótimos e inovadores, mas carentes de conceitos básicos de segurança. “Mesmo na pandemia, a Anvisa manteve a sua postura de exigência de qualidade”, ponderou Passarini.

Angelica Marques compartilhou a visão da Associação Brasileira da Indústria de Alta Tecnologia de Produtos para Saúde (ABIMED). “As indústrias também quiseram entrar no nos mercados de outros países”, disse a gerente da entidade. “Verificamos que as ações de outras agências não foram diferentes da Anvisa.”

A moderação coube à Glaucia Vespa, General Manager da Seqirus Brazil. Para ela, inovar em saúde é inovar em um mercado altamente regulado.

Uma avaliação comum a todos foi o reconhecimento da importância da parceria público–privada no enfrentamento de uma crise sanitária grave como a atual.

“A lição aprendida na pandemia é que reguladores de dispositivos médicos como a Anvisa precisam ter sempre um plano de emergência que nos permita priorizar a regulamentação de certos produtos, ganhar tempo e responder mais rapidamente às demandas do setor”, finalizou Augusto.

Profissionais da saúde que compram, vendem e decidem

O OHLA – Omnia Health Live Américas acontece de 2 a 6 de novembro de 2020, em formato 100% digital. É a maior exposição virtual para o Brasil e Américas, realizado pela Hospitalar, em parceria com os eventos FIME e Expo Med, dos Estados Unidos e México respectivamente.

Você pode ter acesso aos conteúdos ao vivo e on demand, além de encontrar fornecedores atuais e novos, ampliar seu networking e conhecer novos produtos e serviços de mais de 700 empresas nacionais e internacionais. Inscreva-se gratuitamente por aqui.

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.