This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

HOSPITALAR 2019 Já emitiu sua credencial gratuita? Clique aqui

Hospital São Lucas de Ribeirão Preto lançou o primeiro Centro de Trauma

By 30 de junho de 2017 Eventos

Com a presença de médicos, representantes de planos de saúde, parceiros, autoridades e convidados, o Hospital São Lucas de Ribeirão Preto lançou, dia 23 de junho, no Centro de Eventos Taiwan o Centro de Trauma São Lucas. A solenidade foi aberta pelo Dr. Pedro Antonio Palocci, Presidente do Grupo São Lucas Ribeirânia, que abordou as etapas do processo de criação do Serviço e destacou a importância da formação da equipe especializada e entrosamento com o serviço público.

Na sequência foi realizada a palestra “ Atendimento ao Trauma no Brasil” proferida pelo Dr. Sandro Scarpelini- Doutor pela FMUSP, Secretário Municipal de Saúde de Ribeirão Preto, Especialista em Cirurgia de Urgência e Trauma, Mestrado, Doutorado e Livre Docência pela USP. Em seguida foi abordado “Atendimento ao Trauma no Setor Privado” proferida pelo Dr. Diogo de Freitas Valeiro Garcia, Doutor pela FMUSP, Chefe do Centro de Trauma do Hospital Samaritano, Diretor do Núcleo de Educação SBAIT.

E para finalizar o evento, o Dr. Mauricio Godinho, Coordenador da equipe, Cirurgião de Trauma, Médico assistente da Divisão de Cirurgia de Urgência e Trauma do Hospital das Clinicas(HCFMRP-USP) e coordenados do Núcleo ATLS, falou um pouco sobre o Centro de Trauma Hospital São Lucas.

O Hospital São Lucas de Ribeirão Preto vai inaugurar, no dia 1º de agosto, o primeiro Centro de Trauma privado do interior do país, especializado no atendimento de politraumatizados. Atualmente, só existem dez unidades privadas no Brasil, na cidade de São Paulo. O setor contará com um moderno departamento de emergência preparado para receber casos de alta complexidade com segurança e excelência. E especialistas com experiência em pacientes politraumatizados e em emergência, avançados equipamentos de diagnóstico, atendimento por escala de gravidade , protocolos internacionais com medição de tempo de tratamento e rigoroso acompanhamento em todas as etapas.

Todos os serviços serão coordenados por cirurgiões experientes e especializados em pacientes politraumatizados, com apoio de enfermeiros, de plantonistas capacitados para esse tipo de paciente. O Centro de Trauma atenderá usuários de todos os planos de saúde conveniados ao hospital, da cidade de Ribeirão Preto e região. Os pacientes podem ir direto ao Pronto Atendimento. Poderão também, serem encaminhados pelo atendimento pré-hospitalar realizado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU – pelo Corpo de Bombeiros, ou, ainda, transferidos de outros hospitais e prontos socorros. Tudo isto com o cuidado e segurança de um Hospital com Acreditação Internacional.

No Brasil, a cada ano, cerca de 130 mil pessoas morrem vítimas de traumatismos, outras 450 mil ficam com sequelas. Na região de Ribeirão Preto, aproximadamente 12% das mortes ocorrem por traumatismos múltiplos, principal causa de óbito em pessoas com até 40 anos em todo o mundo. É um dos maiores problemas de saúde enfrentados pela sociedade contemporânea.

Os traumatismos podem ser provocados por acidentes de trânsito, mas também podem ter origens nos mais variados tipos de acidentes, como os desportivos, os domésticos, os de trabalho, assim como os que envolvem ferimentos ocasionados por queimaduras e por armas, tanto de fogo, quanto brancas. Todas essas situações têm potencial para causar lesões graves, simultâneas em diversos órgãos que, se não tratadas adequadamente, desde o início, levam a sequelas importantes podendo levar á morte.

 

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.

Leave a Reply