This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

⚠️ Hospital Albert Einstein, Rede D'Or, Amil, DASA, Fleury... todos no HIS. E você? Clique aqui

Hospital Santa Cruz promove Semana do TEV

By 18 de setembro de 2017 Eventos

O Hospital Santa Cruz, de Curitiba-PR, promove entre os dias 19 e 21 de setembro a Semana do TEV, evento destinado aos profissionais de saúde do hospital e público externo, sobre a importância do protocolo do tromboembolismo venoso para o internamento seguro dos pacientes. No cronograma estão palestras sobre a certificação Safety Zone, profilaxia do TEV na obstetrícia e a atuação da farmácia clínica, enfermagem e da fisioterapia no protocolo TEV.

O Tromboembolismo Venoso (TEV), mais conhecido como trombose, é uma das doenças mais comuns em pacientes internados. Isso acontece porque ela atinge principalmente pessoas com restrições de mobilidade. “O paciente passa a ficar mais tempo deitado ou sentado e, com isso, consequentemente há uma diminuição na velocidade do fluxo sanguíneo, especialmente dos membros inferiores”, explica o Dr. Valdir Lippi Junior, médico cardiologista do Hospital Santa Cruz.

Com o objetivo de garantir a segurança dos pacientes durante o período de internamento, o Hospital Santa Cruz conta com uma equipe responsável pelo Protocolo TEV e com uma série de ações para combater e prevenir a trombose em pacientes hospitalizados. “Médicos, farmacêuticos clínicos, enfermeiros e fisioterapeutas formam a equipe multidisciplinar que vai cuidar para que as chances de o paciente ter esse problema sejam minimizadas”, explica Lippi.

Tromboembolismo Venoso

A doença é caracterizada pela formação de coágulos, geralmente nas pernas, onde se localiza a veia que faz toda a drenagem de retorno sanguíneo dos pés de volta para a circulação central.

Com a diminuição da velocidade do fluxo sanguíneo, causada principalmente pela falta de mobilidade do paciente, as pernas apresentam inchaço, endurecimento e vermelhidão local, além de dor, especialmente nas panturrilhas. Pacientes que tenham sofrido infarto agudo do miocárdio, insuficiência cardíaca e câncer, também têm maior predisposição à doença, principalmente em longos períodos de internamento.

“A melhor forma de prevenção é a mobilidade precoce. Manter os membros em movimento é essencial para evitar a doença”, explica o médico. Ao sinal de qualquer sintoma, a recomendação é procurar um médico.

Referência internacional

O protocolo TEV do Hospital Santa Cruz segue as exigências da ANAHP – Associação Nacional de Hospitais Privados – e ainda leva em consideração os padrões internacionais do programa Safety Zone, do Laboratório Sanofi.

O Hospital Santa Cruz é considerado o melhor hospital do sul do país em relação à prevenção de TEV e está entre os vinte melhores hospitais da América Latina, com a chancela do programa Safety Zone. “Tudo é feito em prol da segurança do paciente. Ele sabe que vai entrar aqui para tratar aquilo que precisa e ainda terá uma atenção especial na prevenção da trombose”, finaliza o médico.

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.

Leave a Reply