This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

⚠️ Hospital Albert Einstein, Rede D'Or, Amil, DASA, Fleury... todos no HIS. E você? Clique aqui

Highlights do evento de saúde da Financial Times

By 4 de dezembro de 2017 Eventos

A conferência da Financial Times de saúde e ciências da vida (FT Latin America Healthcare & Life Sciences Summit) ocorreu no dia 29 de Novembro e contou com alguns dos players mais importante de saúde na América Latina. Inovações locais, desde gestão a adoção de novas tecnologias foram abordadas.

Um dos programas que marcou a manhã foi o do ISSSTE do governo mexicano. Iyari Sánchez-Días, gerente nacional, falou sobre a prevalência e o impacto de diabetes no seu país e como eles estão atacando o problema. Ela citou que há 1 milhão de pessoas no setor público com diabetes, ou 13% dos usuários totais. De acordo com Días, foi através do ISSSTE que o exame de hemoglobina glicada foi introduzida no setor público nacional do México para complementar diagnóstico e acompanhamento de diabetes. Além disso, complicações diabéticas severas como acometimentos renais, oftamológicas e neurológicas são focos atuais. 226 oftamologistas para 14 milhões de usuários do sistema público, demora de meses de consulta pode levar um paciente à cegueira. Deste modo, aplicação de inteligência artificial no âmbito nacional, com classificação e priorização dos casos mais graves foi introduzido. A tecnologia assiste ao diagnóstico final dos médicos.

O painel do ministro de saúde Ricardo Barros salientou a importância de medidas gerenciais para garantir a sustentabilidade do modelo de saúde nacional. Não só medidas de austeridade, mas também de melhor uso de recursos foi enfatizado durante a fala. “Hoje financiamos a doença e não financiamos a saúde”, comenta o ministro. Da compra de medicamentos em escala e, consecutivamente, com economia e até emprego de novas tecnologias como telemedicina e inteligência artificial, o ministro Barros ressalta o compromisso em melhorar a gestão e trazer inovação no setor público.

Financial Times Latin America 2017 Healthcare and Life Science Conference

Financial Times Latin America 2017 Healthcare and Life Science Conference

Tymo Nakao

About Tymo Nakao

Estou interessado na mente humana e comportamentos, processos de decisão, criatividade, design, projetos interdisciplinares e conhecer pessoas. Cubro educação, empreendedorismo, inovação, criatividade, investimentos e "food for thoughts" --- I am interested in the human mind and behavior, decision making process, criativity, design, interdisciplinary projects and meeting people. I cover education, entrepreneurship, innovation, crativity, investments and provide food for thoughts.

Leave a Reply