This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Ganhos de sinergia em fusões e aquisições

By 25 de setembro de 2020 Coberturas, Eventos, HIS

No Healthcare Innovation Show gantes do mercado relatam suas experiências com compras de companhias

 

Fusões e aquisições (em inglês, m&a, mergers and acquisitions) estão aquecidas no mercado de saúde, que fechou 2019 com pelo menos 80 operações do tipo envolvendo operadoras, hospitais, clínicas e laboratórios. É o maior volume de transações desde 2000, de acordo com a consultoria KPMG.

Na sexta-feira, 25, o HIS reuniu nomes de peso para falar do assunto. Os palestrantes abordaram os diversos aspectos que envolvem compras de empresas, que vão de expansão geográfica à cultura corporativa, entre outras particularidasdes.

A conceituação do tema foi pontuada pelo business advisory Luiz de Luca: “M&A é um posicionamento estratégico da organização que visa o crescimento em mercados em que ela não atua ou em mercados já existentes na companhia.”

De fato, o CFO do Grupo Fleury, Fernando Leão, expôs que a empresa vê as aquisições sob duas óticas: expansão e entrada em novos mercados. “Levamos em conta que nesses processos compramos ativos tangíveis e intangíveis, então sempre buscamos empresas que tenham alinhamento cultural conosco; os valores devem ser convergentes”, explicou Leão.

A importância de integração de culturas e do capital humano também foi destacada por Fábio Rosseto, CFO do Centro Clínico Gaúcho.  “Acredito fortemente que o processo de transformação está nas pessoas; elas precisam se mobilizar e se engajar na nova visão do grupo empresarial.”

Bruno Cals de Oliveira, CFO da Hapvida, que tem forte presença no norte e nordeste do país, afirmou que, desde 2015, o grupo realizou 15 aquisições. “Trabalhamos junto com a empresa adquirida e os clientes para implantar o modelo de negócio da Hapvida, baseado em verticalização e uso de tecnologia”, explicou. “A nossa estratégia é adquirir não apenas operadoras de saúde, mas também hospitais, que ajudam a dar velocidade à verticalização. Há muitas oportunidades no setor de saúde”, enfatizou o executivo.

O maior evento de inovação em saúde continua neste sábado

Achou que tinha acabado? Amanhã, 26, a programação do Healthcare Innovation Show continua. Neste sábado, os visitantes poderão conferir Edu Lyra, CEO da Gerando Falcões, falando sobre o projeto TamoJunto, o que podemos fazer (a mais) pela saúde? às 12h.

Em inovação na APS serão debatidos temas como quarentena e saúde mental, inovação na atenção primária e a experiência do paciente.

O palco Game Changers está imperdível! A Thermofischer traz para debate O antes, o agora e o depois: respondendo à Pandemia através da genética, às 10h30

O Sábado conta ainda com a Apresentação dos cases vencedores do prêmio Referências da Saúde às 10h45 no palco 4

 

Não perca nem um segundo do HIS 2020, em edição 100% digital. Visitantes têm acesso gratuito, e as inscrições podem ser feitas no site do evento

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.