This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Começou quinta-feira, dia 24, o evento de inovação mais esperado da área da saúde, o HIS – Healthcare Innovation Show.

By 25 de setembro de 2020 Coberturas, Eventos, HIS

Até o dia 26 de setembro, você vai poder conferir os nomes mais renomados do segmento, falando sobre os assuntos mais importantes do momento.

No palco 6, das startups, seis empresas de grande destaque apresentaram seus cases de sucesso na manhã dessa quinta-feira, 24. De uma forma interativa, cada uma teve 10 minutos para falar sobre suas empresas e devidas soluções. Os interessados em saber mais sobre cada empresa podem entrar no estande virtual do evento.

Durante a apresentação das startups, tivemos o levantamento de temas relevantes, como o desperdício no sistema de saúde e a digitalização da gestão hospitalar. A seguir, você pode conferir o que cada uma apresentou no evento. E, se você perdeu, é só acessar a plataforma do HIS ou assistir posteriormente no canal do YouTube do Portal Saúde Business.

Harpia Health Solution

Daniel Aparecido Vital, graduado em engenharia biomédica e doutorando em radiologia médica com ênfase em visão computacional para exames de imagens médica, e CEO e cofundador da Harpia Health Solutions, foi o apresentador do estudo da healthtech

A Harpia nasceu em uma incubadora no parque tecnológico de São José dos Campos e desenvolve a solução Delfos. O programa da empresa facilita o entendimento de exames de diagnóstico por imagem, além de aumentar a agilidade e precisão. Para mostrar um pouco sobre por que a solução foi criada, o CEO apresentou dados que sugerem grande erro de diagnóstico e delay na entrega de resultados, graças a alta demanda e baixo número de profissionais.

Na solução desenvolvida pela empresa, já são notados grandes ganhos, principalmente em exames de diagnóstico por imagem da mama. No programa, são encontrados dados que ajudam na análise completa dos exames, apontando desde a simetria mamária até possíveis alterações na região.

Por fim, ele fala sobre outra solução que está em desenvolvimento, mas dessa vez para a região torácica. Com ela, será possível o diagnóstico preciso e facilitado de doenças que aparecem no raio-x de tórax, um dos exames mais solicitados no Brasil, como a tuberculose.

Doutor ao vivo

A apresentação do case de sucesso do Doutor ao Vivo foi inovadora. Mauren Souza, CEO da empresa, convidou seu cliente, Sérgio Maciel, CEO da Unimed Rio Preto, para falar sobre como foi a implementação da tecnologia da empresa na instituição de saúde.

Quando chegou a pandemia, tivemos que achar uma solução rápida e de implantação fácil, que pudesse conectar os médicos a seus clientes, e os beneficiários a suas necessidades”, conta Sérgio. Ele ainda comenta que a plataforma Doutor ao Vivo foi muito importante para que eles conseguissem se adaptar em apenas duas semanas.

Mauren fala sobre a missão de implantar a solução em tempo recorde. Para ele, o que facilitou bastante foi a solução ser totalmente integrável dentro de outras plataformas, o que torna mais simples, principalmente em uma empresa com a jornada de atendimento que funciona muito bem.

Nessas duas semanas recorde, foi possível avaliar a ferramenta, fazer testes de integração e unir o cliente com seu médico, o que foi um grande sucesso para todos os envolvidos. Atualmente, já foram feitos mais de 6 mil atendimentos na plataforma, além de 92% dessas consultas agendadas terem sido atendidas.

Para Sérgio, a telemedicina chegou em um momento de dificuldade para toda população e se tornou vital para que a saúde chegasse à população, principalmente às pessoas de áreas mais remotas, diminuindo os riscos de contaminação e por buscas de atendimento em locais físicos.

Docway

Caroline, médica e head de operaçõess da Docway, foi a responsável pela apresentação da empresa e suas soluções. Ela iniciou explicando o conceito da empresa de forma bereve e simples: “Eu trouxe três palavras que, pra nós, são fundamentais e fazem parte do nosso dia a dia, e, são os pilares da Docway. saúde, humanização e inovação. É, em cima disso que a gente trabalha para fazer as melhores entregas”, conta Caroline.

A médica também mostra que a Docway começou para revolucionar o sistema de saúde. Para deixar ele descomplicado, sem fila, sem burocracia, com conforto, tecnologia e atendimento humanizado.

De acordo com o que ela apresenta, a empresa foi uma das pioneiras no serviço de teleorientação no Brasil: “Nós já fazíamos uma orientação médica por vídeo há mais de um ano e, com a pandemia e a regularização, nossa empresa migrou para consultas online. Nós já nos sentíamos confortáveis para fazer essa migração, por isso criamos o pronto atendimento digital”, completa.

Ela também apresenta dados e informações que mostram a aceitação dos pacientes em relação ao serviço. No começo, eles eram procurados para atender casos de infecção pelo novo coronavírus. Hoje somente 15% dos casos estão ligados a pandemia. Ou seja, o paciente não conhecia, usou e gostou e passou a usar para outros problemas.

De acordo com a head de operações da Docway, a empresa está diariamente descomplicando o sistema de saúde, sem perder a segurança e toda responsabilidade de um atendimento médico.

Meddriven

Quem fala sobre a empresa é João Marcelo Alvez, CEO da Meddrive, que inicia a apresentação com um alerta aos gestores de saúde, público principal de sua companhia, em relação ao desperdício nos sistemas de saúde público e privado.

Para ele, os hospitais são o epicentro dos problemas com desperdício. Ele menciona uma pesquisa americana que sustenta sua teoria, além de falar como a pandemia colocou a sustentabilidade dos hospitais em cheque. “Nesse cenário, a redução de desperdício é crítica e a tecnologia tem papel fundamental nessa tarefa, com softwares e aplicativos que podem reduzir o tempo dos hospitais nessa corrida conta o tempo”, completa João.

Em seguida, ele apresenta como a empresa trabalha e conta como as soluções da Meddriven são baseadas na captação e processamento de dados em tempo real no ambiente hospitalar.

Nossa tecnologia possibilita a análise de dados e a geração de informações e insights únicos para os gestores hospitalares tomarem decisões rápidas e assertivas. Permitem também, automatizar tarefas que consomem tempo da sua equipe e são mais propensas a erro. Nossas soluções são automatizadas de ponta a ponta, não demandando tempo da sua equipe para alimentação de software ou revisão de relatórios”, finaliza o CEO.

HCentrix

Fabio Boihogian, COO da HCentrix, apresentou a startup na manhã dessa quinta-feira e seu case de sucesso com o enfrentamento da COVID-19. Os fundadores da companhia somam mais de 20 anos de experiência no setor de saúde.

A HCentrix trabalha com grandes nomes do sistema de saúde privado. Eles notam que essas pessoas tinham dificuldades em encontrar dados atualizados em tempo real.  Por isso, a empresa de tecnologia realiza a geração de inteligência artificial em tempo real.Nós utilizamos tecnologias na integração de dados que estão fragmentados para gerar insights inteligentes que permitem que os usuários preservem riscos na operação e possam direcionar os beneficiários para uma melhor jornada de saúde”, completa Fabio.

O case de sucesso da HCentrix é baseado nos problemas que foram encontrados com o começo da pandemia do novo coronavírus. A empresa teve uma resposta rápida para a crise, e em sua plataforma, foram concentrados inicialmente os dados referente aos procedimentos relacionados ao coronavírus, por meio de inteligência artificial.

Depois, acrescentaram os dados de saúde, com informações daqueles que chegavam no pronto atendimento. E, por fim, criaram um mapa populacional da COVID-19, tendo, assim, total controle sobre a COVID-19, para ter o cuidado precoce da população e evitar desperdício.

Mobile Saúde

Encerrando a apresentação das startups na manhã do primeiro dia de HIS, Jean Schulz, CPO (Chief Process Officer) e sócio-fundador da Mobile Saúde, conta um pouco sobre a experiência de 8 anos da Mobile Saúde no mercado brasileiro. Eles contam com seis produtos que fazem oferta competitiva para o mercado de saúde, com aplicativos, sites e tecnologia de ponta.

Suas soluções permitem que empresas de baixa ou nenhuma informatização entreguem produtos de alta qualidade para os beneficiários de planos de saúde. Para provar isso, o CPO apresenta o case da EFCA Saúde, empresa focada na saúde e qualidade de vida de seus colaboradores, com planos de saúde próprios e focados na atenção primária e programas de prevenção.

“Nós, da Mobile Saúde, somos experts em tecnologia móvel focada no beneficiário. A UFCA cuida muito de seus beneficiários, além de ter foco na satisfação destes. Estamos juntos há anos”, comenta Jean.

A plataforma da Mobile Saúde conseguiu integrar todos os sistemas da UFCA Saúde em um só aplicativo, que faz de atendimento digital a prescrição médica.

Confira os destaques da programação de amanhã

Amanhã, 25, o Healthcare Innovation Show continua, trazendo speakers incríveis, conteúdo qualificado e muitas oportunidades de networking com os tomadores de decisão. Confira alguns destaques da programação desta sexta-feira:

Abrindo a manhã do dia 25, Ashish Atreja, CIO da Medicine Icahn School of Medicine do Mount Sinai e Fundador da NODE.Health fala sobre Prescrição de saúde digital para todos às 10h.

No Palco Everis, você pode conferir, a partir das 10h30, como garantir a eficiência operacional através de RPAs e as tecnologias mais alavancadas pelas mudanças recentes no setor.

À tarde, o Palco Dasa aborda temas como testagem e vacinação, diagnóstico da COVID-19 e gestão da saúde corporativa.  No Summit de Facilities, você poderá conferir a apresentação do speaker internacional Jose Maria Garcia-Soto Barrenechea, diretor sênior da Medtronic, abordando a digitalização das cirurgias.

No fim do dia, você não pode ficar de fora da apresentação de Bernardo Mariano Junior, CIO e Diretor do Departamento de Saúde e Inovação Digital da OMS, que conta como é a escala, implementação de saúde digital e inovação na organização.

Encerrando o dia cheio de apresentações incríveis, serão anunciados, às 17h30, os vencedores do prêmio Referências da Saúde, que chega à 10ª edição premiando os melhores projetos nas áreas de Gestão Administrativo-financeira, Governança Corporativa, Gestão de Pessoas, Tecnologia da Informação, Qualidade Assistencial e Facilites. O entretenimento fica por conta da banda Funkonnect.

Não perca nem um segundo do HIS 2020, em edição 100% digital. Visitantes têm acesso gratuito, e as inscrições podem ser feitas no site do evento

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.