This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Faculdade Unimed aponta tendências de tecnologia

By 18 de outubro de 2017 Eventos, TI e Inovação

Entre os dias 3 e 6 de outubro, a Faculdade Unimed participou da 47ª Convenção Nacional Unimed, que aconteceu em Foz do Iguaçu (PR). Com o tema “50 Anos de Desafios: Passado, Presente e Futuro”, a convenção comemorou os 50 anos do Sistema Unimed, cuja primeira cooperativa foi fundada em 1967, na cidade de Santos (SP).

Com estande na Feira de Negócios da Convenção, a Faculdade Unimed apresentou aos convencionais tendências em tecnologia na área da educação, como a gamificação, exemplificada por meio do jogo “Labirinto do Conhecimento”. No jogo, desenvolvido especialmente para o evento, foi usada a tecnologia WebSocke, que permite que o smartphone do próprio jogador seja ressignificado, transformando-o em uma segunda tela (um controle do jogo, uma manete). Isso significa que pelo próprio celular, o jogador consegue controlar a tela principal, a do jogo. Tudo isso acontece sem que seja necessário baixar qualquer aplicativo, tampouco usar a internet do usuário. “O uso da mecânica e das dinâmicas de jogos, como as recompensas e os rankings de usuários, melhoram a motivação e a aprendizagem em contextos formais e informais de educação. A gamificação é uma das tendências de ensino mais importantes desta década.” destaca Dr Ary Célio, Executivo de Desenvolvimento e Responsabilidade Social da Fundação Unimed, mantenedora da Faculdade Unimed.

“Com a tecnologia cada vez mais presente na educação, torna-se imprescindível investir nessa tendência. Usá-la a nosso favor, convergindo-a com dispositivos eletrônicos portáteis, amplia as oportunidades de aprendizagem dentro e fora de sala de aula, e permite que sejam gerados dados sobre esses processos e as pessoas envolvidas neles”, reforça Natália Chaves Krohling, Gerente de Marketing e Comunicação da Faculdade Unimed.

 Sobre o Jogo Labirinto do Conhecimento

Exibindo um labirinto em formato de cérebro, o jogo propõe uma corrida na qual o jogador deve percorrer o caminho certo para chegar até a chave do conhecimento, enquanto o tempo corre. Com duração máxima de dois minutos, ele pode ser jogado simultaneamente por até três pessoas, entretanto, é um jogo colaborativo e não  competitivo. Dessa maneira, o game estimula o grupo de jogadores a atuarem juntos de modo a encontrar as partes da chave no menor tempo possível.  Ao final, um ranking revela quem completou o jogo no menor tempo.

 

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.

Leave a Reply