This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

HOSPITALAR 2019 Já emitiu sua credencial gratuita? Clique aqui

ePharma leva saúde à população indígena da Amazônia

By 21 de novembro de 2017 Eventos

A ePharma participou da 39ª. missão da ONG Expedicionários da Saúde (EDS), realizada entre os dias 25 de outubro e 4 de novembro. No período, foram realizadas 400 cirurgias, 4.451 consultas médicas e odontológicas e 5.699 exames e procedimentos, além de 706 óculos doados, beneficiando as populações indígenas no Alto Rio Juruá (AC).

Devido a complexidade na logística para o deslocamento das equipes e pacientes, foram utilizados transporte fluvial, terrestre e aéreo (helicóptero, aeronave Caravan e avião da FAB). Nas regiões distantes e de difícil acesso, uma equipe de médicos da EDS se deslocou 5 dias antes da expedição, para confirmar a triagem realizada pelos profissionais de saúde do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI). O deslocamento dos profissionais contribuiu para uma maior efetividade e eficiência, diminuindo com isso os custos no deslocamento e o estresse na viagem dos paciente

A ePharma esteve presente com duas voluntárias nesta edição. Foi a segunda vez que a companhia encaminhou voluntários para missões na Amazônia. As farmacêuticas Suelen Carlos da Silva e Maria Marly de Sousa Santos trabalharam na dispensação de medicamentos tanto para o centro cirúrgico geral como também para o oftalmológico. Além disso, ficaram responsáveis pelo fornecimento de remédios aos pacientes. “O meu dia a dia aqui na ePharma ajudou muito na expedição. Já conhecia como era o uso do medicamento, o que facilitou a orientação”, relata a enfermeira Maria Marly.

A 39ª Expedição atendeu às demandas cirúrgicas da população indígena estimada em 18.000 habitantes, que vive numa área de 82.000 Km², equivalente ao tamanho de Portugal, sendo delimitada por oito municípios contíguos que abrigam 34 Terras Indígenas e 158 aldeias no Alto Rio Juruá-AC. O Complexo Hospitalar foi montado na Comunidade de Morada Nova, Município de Feijó, localizada às Margens do Rio Envira. “A minha experiência no atendimento da ePharma facilitou nosso trabalho. Falamos diretamente com o paciente e esse contato fez a diferença”, ressalta a farmacêutica Suelen.

“A ePharma se sente extremamente honrada em participar das missões da EDS. Nosso papel é facilitar o acesso da população à saúde e o trabalho dessa ONG vem ao encontro dos nossos princípios”, destaca Marcos Inocencio, diretor Corporativo da ePharma. Segundo ele, a empresa vai continuar incentivando os trabalhadores para as próximas expedições da ONG. “O espírito de voluntariado se espalhou na empresa e diversos colaboradores já demonstraram interesse em participar dessas missões”, ressalta do diretor da companhia.

Ricardo Affonso Ferreira, médico e presidente da ONG EDS, ressaltou a colaboração dos parceiros na missão: “Há muito ainda a ser feito e estamos certo de podermos continuar contando com o importante apoio da ePharma”.

 

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.

Leave a Reply