This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Discurso inspirador fecha o último dia do HIS – Healthcare Innovation Show

By 2 de outubro de 2020 Destaques, Eventos, HIS

Edu Lyra é CEO da Gerando Falcões, mas já passou por diversas situações de vulnerabilidade antes de chegar onde está

Edu Lyra usou sua história para falar sobre crise para os empreendedores do HIS – Healthcare Innovation Show no último sábado, 26. Ele nasceu em um lugar de muita vulnerabilidade: seu pai foi preso, indiciado por roubo a banco. Mas sua mãe sempre esteve ao seu lado mostrando um bom exemplo.

Hoje, Edu é um dos jovens brasileiros que podem ajudar a mudar o mundo, selecionado pelo Fórum Econômico Mundial. Entrou também na lista da Forbes entre os jovens mais influentes do país. Foi eleito o homem do ano pela QG, paulistão nota 10 pela Veja. Além disso, é executivo de valor, entre os 23 comandantes do país, pelo Valor Econômico.

“Para chegar onde eu cheguei, tive uma lição muito importante, que veio de dentro de casa. No meio de tudo, eu tinha minha grande inspiração, minha mãe, uma diarista que estudou até a sexta série. Ela trabalhava o dia todo, mas quando ela chegava dentro do nosso barraco, ela dizia: Filho, o que importa na vida, não é de onde você vem, é para onde você vai”, conta Edu.

Durante sua apresentação no evento, o empreendedor fez uma analogia das crises com um vírus. De acordo com Edu, o meio que a gente vive joga um vírus na nossa cabeça todos os dias. Um vírus que vem para tirar a autoconfiança. No caso dele, a mãe vinha sempre fazer uma varredura na cabeça e mostrar que ele poderia chegar onde quisesse.

“O pior da crise não é o que ela faz com o dinheiro de um empreendedor. O pior da crise é quando ela sequestra as emoções de um empreender. E, ao invés de pautar, ele passa a ser pautado. Não deixe a crise te sequestrar, passa um antivírus e faça sempre uma varredura”, afirmou Edu.

Ao longo do discurso, Edu conta mais sobre sua trajetória e como superou situações adversas até chegar em seu projeto, que deixou de ser uma ONG na favela para se transformar em uma plataforma de impacto social, que trabalha em redes de favela do Brasil inteiro, acelerando ONGs, lideranças sociais, empreendedores sociais, para transformar o território onde vivem.

“Se você quiser ver diferente, você tem que ter senso de responsabilidade. Se eu quisesse dias melhores, eu deveria fabricar esses dias. A liderança parte muito disso, o compromisso com aquilo, você ser parte do problema para ser parte da solução”, comenta Edu.

Para finalizar seu discurso, Edu Lyra apresenta mais dois pontos de vista. O primeiro sobre a importância da colaboração e do “Tamo junto”, o lema de sua instituição. E, a segunda, para que as pessoas tenham mais confiança nelas mesmas.

“Você sabe como vai chegar lá? Eu tenho um amigo que sempre fala: o sonho grande, você sabe 60% como chegar nele, os outros 40% você vai descobrir caindo, levantando e seguindo em frente. Levem sonhos incomuns para dentro sua unidade hospitalar, levem sonhos raros para dentro do seu negócio. Quem salva vidas não pode deixar para amanhã. Tem que fazer o que precisa ser feito já e precisa ser o melhor possível”, finaliza Edu Lyra.

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.