This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Como é empreender em Minas Gerais?

By 8 de maio de 2014 Eventos

No Estado de Minas Gerais, as áreas de Informática, Ciências da saúde, biotecnologia, processamento de dados e microeletrônica, com apoio do Governo do Estado, desenvolvem-se em empreendimentos da chamada nova economia. A intenção é, que ao lado dos setores tradicionais, estas ajudem a diversificar a matriz econômica de Minas Gerais.

O projeto SEED, parte desta iniciativa estadual tem 80 startups sendo aceleradas em Belo Horizonte e, inclusive, o EmpreenderSaúde participa na mentoria do programa. A ideia é criar um ambiente propício para o crescimento destes empreendimentos e criar uma cultura empreendedora no estado que reflita, futuramente, em maior diversidade e qualidade das atividades deste setor.

Uma dos maiores empresários em saúde do país já foi citado no EmpreenderSaúde e é de Minas Gerais. Roberto Botelho tem presença em toda a América Latina com serviços de telemedicina, projetos em prisões e produtos portáteis de atendimento e diagnóstico. Roberto focou também nos megaeventos que acontecem no Brasil para desenvolver uma unidade de atendimento móvel para ser comercializada com seguradores internacionais.

Em 2012, o SEBRAE criou uma iniciativa na capital mineira de Polo de Excelência em Saúde. Nele, o objetivo é  reunir as empresas mais inovadores da Região Metropolitana da Capital mineira e permitir que elas se tornem referência em soluções de saúde. Os focos são na área de gestão de riscos, prevenção de doenças crônicas, qualidade de vida e bem-estar.

O projeto não se comprometeu com base física e as empresas se mantiveram em seus locais de trabalho, contando apenas com o apoio do Sebrae, de órgãos públicos e de empresas privadas.

Um dos participantes desta iniciativa e exemplo de empresa da cidade de Belo Horizonte é o Leonardo Florêncio, da ePrimeCare. Sua empresa possui soluções na área de Gestão do risco epidemiológico, gestão de cuidados, dentre outros. A startup já esteve em nossos encontros, inclusive na Health 2.0 e o Leonardo foi indicado como uma das pessoas mais influentes em saúde digital da América Latina, no Health XL.

As diversas iniciativas da cidade (e o nosso mailing!!) colocam BH como uma das cidades mais importantes do país em termos de tecnologia e empreendedorismo em saúde. Outras cidades do Estado de Minas Gerais também tem presença importante na economia e no desenvolvimento da cidade, como é o caso de Uberlândia e outras.

Nathalia Nunes

About Nathalia Nunes

Fonoaudióloga formada pela FMUSP, com MBA em Economia e Gestão em Saúde na UNIFESP e apaixonada por comunicação, negócios e tecnologia em saúde. Na Live, trabalho com Marketing, Pesquisa e Conteúdo, tanto na produção de materiais editoriais e de pesquisa, quanto na difusão de temas e ações relacionados a negócios em saúde.

Leave a Reply