This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

⚠️ Hospital Albert Einstein, Rede D'Or, Amil, DASA, Fleury... todos no HIS. E você? Clique aqui

CEO brain4care, Plinio Targa, fala no HIS 2019 da experiência de ter a ciência como vetor de inovação e impacto nos negócios

By 17 de setembro de 2019 Eventos, HIS, Releases

Startup que criou um novo sinal vital na medicina com base em descoberta científica disruptiva já tem seu método não invasivo de monitorização da pressão intracraniana em implementação em cerca de 20 hospitais no Brasil, prepara-se para nova rodada de captação e mira o mercado norte-americano. Nessa jornada, investimento em pesquisa é estratégico.

“Science4innovation: a pesquisa científica como vetor de inovação e impacto nos negócios” será o tema da palestra do CEO da brain4care, Plinio Targa, em 18 de setembro, às 14h40, no Health Innovation Show – HIS 2019. É um assunto que têm tudo a ver com a audiência do evento e também com a história da startup que nasceu com base na descoberta científica disruptiva feita pelo físico brasileiro, Sérgio Mascarenhas. O cientista desafiou uma teoria de mais de 200 anos da medicina e provou que a caixa craniana no adulto é expansível. Qual o impacto disso? Possibilitou criar um método não invasivo de monitorização da morfologia do pulso da pressão intracraniana (PIC), por meio de um sensor wireless, aplicativo e dados na nuvem, abrindo caminho para a criação de um novo sinal vital na medicina. Antes da descoberta do Professor Sérgio Mascarenhas, pensava-se que a única forma de acessar dados da PIC era de maneira invasiva em situações de extrema necessidade – um furo na cabeça do paciente, procedimento feito em centro cirúrgico, para colocação de um cateter no cérebro.

Em sua palestra, Plinio vai contar por meio da jornada da brain4care como a ciência e o empreendedorismo podem (e devem) caminhar juntos para transformar o conhecimento em benefícios concretos para a sociedade. Alguns marcos recentes dessa jornada no Brasil foram a ampliação das possibilidades de pesquisas pela disponibilidade de uma nova informação, a conquista da Anvisa para a solução wireless de monitorização da PIC e a conclusão da primeira rodada de captação de recursos – com aporte da ordem de US$ 5 milhões – que teve entre os investidores o empresário Horácio Lafer Piva.

Agora, a brain4care se prepara para realizar a segunda rodada de captação e, além do mercado brasileiro, onde já conta com seu método não invasivo em uso ou em fase de implementação em cerca de 20 hospitais em São Paulo e no Rio de Janeiro, a startup mira o mercado norte-americano. Nesse novo capítulo, o investimento em pesquisa continua a ser fundamental para conquistar espaço e credibilidade. “Já no final deste ano, por exemplo, devemos publicar a análise intermediária de um estudo que está sendo realizado na Stanford University que compara os resultados de nosso método com o invasivo, validando a correlação entre os dois resultados”, informa Plinio.

Sobre a brain4care

A brain4care é uma startup brasileira que nasceu a partir do desenvolvimento de uma inovação disruptiva: método pioneiro no mundo capaz de monitorar a complacência cerebral (CC) por meio da morfologia do pulso da pressão intracraniana (PIC) e sua tendência ao longo do tempo, de maneira totalmente não invasiva. O propósito da brain4care é desafiar os limites da medicina para vivenciar histórias de saúde e felicidade. Sua missão é reduzir a dor e o sofrimento de milhões de pessoas estabelecendo um novo sinal vital, acessível a todos e em qualquer lugar. No Brasil, a empresa conta com escritórios nas cidades de São Paulo e São Carlos, e nos Estados Unidos, em Atlanta.

A brain4care foi acelerada pela Singularity University em 2017, escolhida entre mais de 500 candidatas de todo mundo. Além disso, foi finalista do Global Grand Challenge Awards by Singularity University, reconhecida pelo uso de tecnologias exponenciais para impactar positivamente a vida das pessoas em escala global e teve sua tecnologia exposta no Exponential Medicine 2017. Foi também vencedora do prêmio INOVA Saúde 2017, da ABIMO. Em 2018, foi apontada no ranking ‘100 Startups to Watch 2018’, um estudo das revistas PEGN e Época Negócios, da Editora Globo, e da Corp.VC, braço de corporate venture da consultoria EloGroup.

brain4care no Health Innovation Show – HIS 2019

18 de setembro, no São Paulo Expo – Rodovia dos Imigrantes, km 1.5

14h40/14h55 – Palestra: Science4innovation: a pesquisa científica como vetor de inovação e impacto nos negócios, Plínio Targa, CEO da brain4care

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.

Leave a Reply