This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

+100 PALESTRANTES Saiba quem estará nos palcos do HIS19. 🎙 Clique aqui

36º Suesp foca na inovação e recebe Ministro da Saúde

By 11 de julho de 2019 Eventos, Mercado

Promovido pela Unimed Fesp, evento debateu temas relevantes para a saúde suplementar

A Inovação foi o tema do 36º Simpósio das Unimeds do Estado de São Paulo (Suesp), que aconteceu entre os dias 3 e 6 de julho, no Sofitel Jequitimar Guarujá. Promovido pela Unimed Fesp, o evento abordou o tema Inovação na saúde suplementar e reuniu dirigentes das Unimeds de todo o Brasil, além de empresários do setor, lideranças cooperativistas e políticos. O evento contou com presenças de destaque como as do Ministro da Saúde, Dr. Luiz Henrique Mandetta, da ex-senadora Ana Amélia, do presidente da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) Leandro Fonseca da Silva, do Ministro do Supremo Tribunal de Trabalho (TST) Augusto César Leite de Carvalho, do Desembargador Federal João Pedro Gebran Neto, do Diretor de Normas e Habilitação dos Produtos da ANS, Rogério Scarabel, entre outros.

Com o objetivo de alavancar projetos inovadores, o presidente da Fesp, Dr. Omar Abujamra Junior, destacou a história de conquistas da Unimed no mercado e no exercício da medicina na solenidade de abertura do evento, realizada no dia 3/7: “nossa dupla missão, de operadora e entidade institucional, será exitosa com o fortalecimento das nossas cooperativas, a ampliação das ações sistêmicas, intercooperativas, e a consolidação no mercado de saúde, tudo isso visando a dignidade e o reconhecimento do trabalho médico”, ressaltou.

Conselho de saúde suplementar

O Ministro da Saúde esteve presente no evento no dia 5/7 e em sua apresentação defendeu o diálogo entre os sistemas de saúde público e privado, enfatizando que está atento às condicionantes para o desenvolvimento da saúde suplementar. “Uma das primeiras observações que fizemos é que o Conselho de Saúde Suplementar (Consu) está desativado. Devemos reativá-lo nesse mês para que o setor consiga, dentro das regras legais, ter uma concorrência salutar”, disse Mandetta.

Agenda regulatória 

Apesar do crescimento no número de beneficiários de planos de saúde nos últimos anos, bem como os avanços tecnológicos na área da medicina, o presidente da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), Leandro Fonseca da Silva, que também participou do Suesp no dia 5/7, destacou a necessidade de utilizar este progresso de maneira sustentável. Sobre a agenda regulatória, reforçou que a judicialização ainda é um desafio a ser superado, pois as necessidades individuais não podem se sobrepor aos interesses coletivos. “O paciente precisa ser colocado no centro da discussão, e as operadoras precisam fazer gestão de saúde, fornecendo informação qualificada. Os resultados de saúde precisam ser avaliados”, explanou.

Saúde suplementar 

Para aprofundar temas que impactam a sustentabilidade do Sistema Unimed, o Suesp promoveu, no dia 5/7, o curso “Temas relevantes na saúde suplementar”.

O Desembargador Federal João Pedro Gebran Neto apresentou o painel “Aspectos destacados da Judicialização de Saúde”. Em sua explanação, Gebran detalhou casos de corrupção internacional e defendeu a implantação de programas de compliance: “precisamos combater essas práticas com mecanismos realmente eficazes”, afirmou.

Para falar sobre “Terceirização no Brasil e os serviços de saúde pública e suplementar”, o ministro do Tribunal Superior do Trabalho, Augusto César Leite de Carvalho, traçou um panorama histórico e apresentou duas vertentes: atender o propósito de reduzir custos das empresas e tratar da precarização do trabalho.

O curso ainda teve apresentações do juiz Federal Clenio Jair Schulze, que abordou o tema “O futuro da judicialização da saúde”, reforçando a necessidade de alimentar o magistrado com informações técnicas e construtivas, e do juiz de Direito titular da 1ª Vara Cível de Recife, Luiz Mário Moutinho, que falou sobre “judicialização da revisão de preços de plano de saúde”.

Sobre o Suesp

Considerado como o maior evento do cooperativismo médico paulista, o Simpósio das Unimeds do Estado de São Paulo (Suesp) tem o propósito de estreitar o relacionamento entre executivos, médicos e dirigentes do Sistema Unimed. O evento, realizado anualmente, busca promover o debate sobre o cooperativismo, a atualização dos conhecimentos técnico sobre regulação e saúde suplementar, tecnologia e, ainda, faz uma abordagem do cenário político e econômico atual, entre outros assuntos.

Com 4 dias de programação, o Suesp sempre conta com a presença de autoridades, jornalistas e pensadores renomados, além de atrações voltadas aos familiares.

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.

Leave a Reply