Na última semana, ocorreu o Saúde Business Fórum (SBF), principal ponto de encontro de líderes da Saúde, em novo destino, no Mato Grosso. Há 21 anos, o evento – exclusivo para convidados – reúne CEOs, presidentes e diretores dos principais players do mercado da saúde para gerar networking, relacionamento e negócios. 

De 1º a 4 de agosto, o SBF desembarcou no Malai Manso Resort e contou com a presença de 102 executivos de hospitais, operadoras e laboratórios. Enquanto profissional do setor, provavelmente já quis encontrar o c-level de uma determinada instituição de saúde, porém nunca conseguiu, devido à vida intensa, cheia de compromissos.  

É justamente aí que o SBF se diferencia. O evento é capaz de reunir, em um resort all inclusive, os c-levels que geralmente não são acessíveis no dia a dia. Foram quatro dias, nos quais cada executivo pôde usufruir de uma experiência personalizada. 

O SBF 2024 ofereceu uma agenda individualizada para cada convidado, com uma programação estruturada em conteúdo, negócios e networking, os três pilares do evento, além de momentos de lazer. 

Conhecimento e experiências compartilhadas 

Atento a tudo que ocorre no mercado, o evento dedica parte da programação para debater temas desafiadores ao setor da saúde. Assuntos relacionados a gestão, tecnologias e custos, por exemplo.  

Nas salas de conteúdos, palestras e mesas de discussão possibilitaram a troca de experiências e networking entre os participantes, fortalecendo conexões e colaborando para o desenvolvimento profissional e pessoal de cada um. 

Nesta edição, também houve conteúdos patrocinados por Ernst & Young, Grupo Humanitar e Softtek

Inspirações que contagiam 

Com mais de 20 anos de experiência em diferentes marcas, João Branco foi um dos primeiros a inaugurar o palco do SBF. Branco liderou o time que fez o McDonald’s virar Méqui e bater todos os recordes da história do Big Mac. Foi duas vezes palestrante TEDx, além de ser colunista da Exame, UOL, Meio&Mensagem e MIT Tech Review. 

Trouxe insights sobre encantar o cliente, construir e modernizar marcas fortes, definir uma identidade clara, promover o engajamento e criar comunidades, temas essenciais para uma instituição de saúde oferecer um atendimento diferenciado.  

Essas estratégias ajudam a fidelizar o usuário, criar um ambiente de confiança e segurança, assim como promover um senso de pertencimento entre pacientes e profissionais de saúde. Fatores que contribuem para melhoria contínua na qualidade dos serviços prestados. 

Lars Grael também marcou presença e inspirou com sua experiência e, principalmente, resiliência. Velejador com duas medalhas olímpicas, perdeu a perna direita em um grave acidente em 1998, enquanto competia, mas nunca deixou o esporte. Os desafios do esporte também motivaram a fundar, junto com o irmão Torben, o Projeto Grael/Instituto Rumo para jovens da rede pública de ensino.  

Cultura local 

Em sintonia com a atmosfera local, o SBF mergulhou na cultura pantaneira e trouxe muitas referências locais, como a gastronomia, espetáculo dde dança e atrações musicais. Para encerrar em grande estilo, todos os convidados puderam curtir o show do cantor Gabriel Sater, que mistura moda de viola, sucessos da música e composições autorais.