This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

IBCC sedia 1ª Jornada em dor oncológica

Mapa não está disponível

Data / Hora
Date(s) - 28/03/2020
Dia todo

Categorias


O IBCC Oncologia e o Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP) reúnem no próximo dia 28 de março os principais especialistas na área da saúde do Brasil em dor de pacientes que vivem o câncer.

A 1ª Jornada em dor oncológica IBCC e ICESP irá apresentar avanços e controvérsias na prevenção, diagnóstico e tratamento da dor oncológica.

A Dra. Claudia Palmeira, médica anestesista, coordenadora da Equipe de Controle da Dor do IBCC Oncologia e uma das responsáveis pelo evento, explica que “a dor sentida pelo paciente com câncer tem uma causa multifatorial, dependendo da localização primária do câncer, como infiltração e compressão tumoral das terminações nervosas na área do tumor até a liberação de substâncias inflamatórias pelo próprio tumor”, diz.

Sabemos que entre 70 e 85% dos pacientes com câncer apresentam ou apresentarão dor durante a doença. Por isso, avaliar a dor de maneira assertiva se faz necessário e importante para que seja tratada da maneira adequada e minorar o sofrimento do paciente.

Na Jornada, médicos, estudantes e profissionais de saúde poderão participar de maneira gratuita e conhecer mais e melhor os constantes desenvolvimentos de pesquisas, os avanços e as descobertas de métodos diagnósticos e terapêuticos na área da analgesia relacionada ao câncer – Lembrando que o câncer e seu tratamento pode às vezes causar dores de intensidade moderada a grave e que estas podem ser controladas.

Durante o evento, especialistas no assunto irão discutir temas de interesse para fisioterapeutas, cirurgiões, dentistas, neurologistas, clínicos gerais, anestesistas, terapeutas ocupacionais, psicólogos, enfermeiros, acupunturistas, assistentes sociais e demais profissionais da área de saúde que trabalham no alívio da dor do paciente com câncer.

Entre os assuntos a serem abordador estão: Tratamento intervencionista da dor oncológica; Complicações dos opioides; Tolerância, dependência e abuso de opioides no paciente com dor oncológica; e Uso da cannabis no tratamento da dor oncológica; entre outros.