Durante a 29ª Hospitalar, evento de saúde de grande porte na América Latina, o Google apresentou uma ferramenta de Inteligência Artificial (IA) que promete auxiliar profissionais de saúde na gestão de tarefas burocráticas. O evento contou com a participação de Maurício Craveiro Hauptmann, líder de Health & Life Science do Google Cloud, e Amanda Brilhosa, engenheira da área de Machine Learning.

Leia mais: UTI Conectada: Hospitalar apresenta vantagens do uso da tecnologia na segurança do paciente

Como foi a apresentação da ferramenta?

A solução, que pode ser customizada para atender as necessidades específicas dos profissionais de saúde, foi um dos destaques do Future of Digital Health International Congress (FDHIC) e apresentado por Maurício Craveiro Hauptmann, líder de Health & Life Science do Google Cloud, e Amanda Brilhosa, engenheira da área de Machine Learning, durante a palestra “MedLM & Gemini: transformações na Saúde com GenAi Google”.

O objetivo é mostrar como a IA do Google pode ser facilmente customizável para o cliente, atendendo com detalhes específicos as necessidades do pessoal de saúde dos estabelecimentos. “Se é preciso programar um bot para agendamento de consultas, fazemos isso”, afirma Hauptmann.

Veja também: IA Generativa traz avanços nas aplicações clínicas e assistenciais

Como funciona a ferramenta?

Amanda explicou que a nova versão da ferramenta do Google para a Saúde visa simplificar os comandos, permitindo que médicos e outros profissionais de saúde utilizem todos os benefícios sem preocupações técnicas. “Nossa ferramenta faz todo o trabalho de organização e apresentação das informações, facilitando todo o trabalho burocrático, liberando médicos, enfermeiros e outros para o atendimento focado no paciente”, explica.

A ferramenta pode gravar a conversa entre médico e paciente e gerar um relatório completo para a organização, sem comprometer a segurança dos dados dos envolvidos. Além disso, pode ser adaptada para buscar informações laboratoriais relevantes e incluir no prontuário, sem necessidade de espera ou trabalho de terceiros.

O coordenador do FDHIC, Dr. Guilherme Hummel, ressaltou a importância crescente das ferramentas de Inteligência Artificial Generativa (GenAI) no atendimento aos pacientes e afirmou que os profissionais do setor não podem ignorar os benefícios que a nova tecnologia traz para todos os sistemas.

Quer acompanhar as principais novidades de IA para a gestão na área da saúde? Então continue com Saúde Business!