This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Elife Café: Como automatizar a sua clínica médica?

Mapa não está disponível

Data / Hora
Date(s) - 13/09/2019
10:00 - 12:00

Localização
Érick Cirqueira

Categorias


Robôs para agendar consultas médicas
é tema de evento gratuito em SP

Encontro “Elife Café” vai apresentar plataformas como VozXpress e Apolo,
que otimizam atendimento a pacientes por meio da inteligência artificial

O uso da tecnologia para facilitar a marcação de consultas e o relacionamento de instituições médicas com os pacientes será o tema do encontro “Elife Café: como automatizar sua clínica médica?”, a ser realizada em São Paulo no dia 13 de setembro, às 10h. Voltado a empresários da área da saúde que atuam em consultórios e clínicas, o evento vai apresentar ao público mais informações sobre o uso de inteligência artificial na área médica, com destaque a plataformas como VozXpress e Apolo, esta última desenvolvida pela healthtech brasileira Ninsaúde.

O debate sobre o emprego de tecnologia proposto pelo Elife Café ganha relevância ante o fato de o Brasil ser um dos maiores mercados de saúde do mundo, com 453 mil médicos ativos, 300 mil estabelecimentos para atendimento e mais de 700 operadoras de planos. Atualmente, a expectativa de vida do brasileiro alcançou os 75 anos, com apenas 22,5% da população contando com plano de saúde, segundo dados de estudo Demografia Médica, realizado pela Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) em 2018. Este aumento traz consequências aos sistemas público e privado, com uma demanda cada vez maior por marcação de consultas.

Para atender à procura elevada, processos rotineiros ligados ao cotidiano médico como agendamento de consultas, lembretes de compromissos como exames e até mesmo parte da gestão financeira já são automatizados. Estabelecimentos que utilizam a tecnologia como aliada para tarefas administrativas em ambientes médicos relatam benefícios tanto ao paciente quanto ao profissional de saúde, que pode manter o foco no seu ofício de origem, sem se preocupar com questões de gestão.

O software por trás de atendimentos automatizados funciona detectando uma mensagem de voz emitida pelo paciente, que é identificada por meio de um mecanismo alimentado por inteligência artificial. “A tecnologia, quando bem empregada, pode reduzir o transbordamento de linhas telefônicas em consultórios, clínicas e laboratórios”, afirma Helton Marinho, CEO da Ninsaúde. “Quando a gestão de clínicas envolve robôs um paciente pode ligar a qualquer hora do dia para marcar consulta, já que o atendimento não depende de horas de expediente regulares.”

Reagendar visitas também é possível por meio de tecnologias oferecidas pelas plataformas, o que reduz as ausências de pacientes a compromissos agendados. “A taxa de no show em saúde é muito alta, até mesmo em casos nos quais a pessoa tarde até dois anos para conseguir ser atendida. Ainda sim é possível que ela falte”, diz Marinho. “Com os robôs, é possível evitar este tipo de problema, já que eles podem ser programados para dialogar com um cliente e, por meio de uma linguagem natural e clara, encontrar a melhor solução administrativa.”