This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Curso gratuito que capacita médicos em como dar más notícias na pandemia prorroga inscrições até 30 de novembro

Mapa não está disponível

Data / Hora
Date(s) - 14/09/2020 - 30/11/2020
Dia todo

Categorias


Iniciativa voluntária reúne especialistas e apoia profissionais de saúde na implementação de boas práticas de comunicação no trabalho

A mortalidade elevada em UTIs, o grande número de notícias de óbito e de piora dos pacientes levam profissionais de saúde de todo o Brasil a buscarem ajuda para uma habilidade aparentemente simples, mas quase não ensinada nas faculdades de Medicina: a comunicação.

O fato é que em saúde a comunicação não é tão simples e muitas vezes é negligenciada. Já não é novidade um familiar ou paciente reclamar da forma como os médicos se dirigem a eles. “Ainda existem muitos profissionais que preferem falar mais do que ouvir e não se conectam de verdade com aqueles que estão sendo cuidados”, alerta o geriatra Douglas Crispim, um dos autores e responsável pela iniciativa #comunicandomelhornacrise.

“Ao disponibilizarmos os protocolos, imediatamente instituições e profissionais de todo o Brasil começaram a se manifestar em busca de mais orientações. Muitas instituições implementaram os protocolos de visitas virtuais e boletins on-line, e compartilharam suas experiências”, relata o especialista.

Assim, por não ser possível atender a todos pontualmente, o grupo decidiu criar, por meio do IBCS (Instituto Brasileiro de Comunicação em Saúde), um curso gratuito, que acabou superando as expectativas em termos de adesão, congestionando a plataforma online de matrículas. “Inicialmente imaginávamos muitas pessoas, mas não tanto quanto aconteceu”, relata a médica Sarah Ananda, uma das palestrantes.

Desenvolvido no formato online, o curso “Comunicando Melhor na Crise” inclui seis aulas com especialistas de diferentes áreas da saúde, somando 6 horas de conteúdo, que estarão disponíveis para visualização até o dia 30 de novembro de 2020, além de um webinar com transmissão ao vivo.
O foco do curso é orientar os profissionais de saúde sobre como melhorar a comunicação em cenários adversos – a exemplo da pandemia do novo Coronavírus -, com pacientes, familiares e entre os próprios colegas de trabalho.

Para Crispim, a grande procura pode ser um sinal de que as instituições e profissionais estão buscando adequar-se a novas demandas. “Há sinais de um futuro em que o valor em saúde será pautado na satisfação dos clientes e pacientes, porém resta saber se este legado permanecerá após a pandemia.”
Conheça os temas das aulas e um breve currículo dos palestrantes:

1) “Comunicar é importante, mesmo a distância”, com Maria Júlia Paes da Silva. Professora titular aposentada da EEUSP (Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo).

2) “Cenários hospitalares e tomadas de decisão”, com Sarah Ananda Gomes. Médica clínica, com residência em Cuidados Paliativos pelo HCFMUSP, atual presidente da SOTAMIG, vice-presidente do comitê de Bioética do Grupo Oncoclínicas e coordenadora do serviço de Cuidados Paliativos do Hospital Felício Rocho, em Belo Horizonte (MG).

3) “Lidando com a morte e as perdas na pandemia”, com Millena Câmara. Psicóloga, mestre em Psicologia, especialista em Psicologia do Luto, Psicologia Hospitalar e Terapia Familiar. Membro do IWG (International Working Group on Death, Dying and Bereavement), fundadora do Núcleo Apego e Perdas e consultora no IBCS.

4) “Cuidando da equipe e identificando sinais de sofrimento”, com Walmir Cedotti. Psicanalista Clínico, atua no desenvolvimento de líderes e equipes no HCFMUSP e no ICESP, consultor de desenvolvimento humano para instituições. Ministra treinamentos em comunicação, liderança e desenvolvimento humano no IBCS.

5) “Visitas virtuais: Organizando protocolos institucionais”, com Douglas Crispim. Médico geriatra e paliativista. Doutorado em cuidados paliativos. Ministra a disciplina de comunicação difícil para a residência multiprofissional de Cuidados Paliativos do HCFMUSP. Fundador e líder do IBCS (Instituto Brasileiro de Comunicação em Saúde).

6) “Compaixão em tempos de pandemia”, com Alexandre Silva. Enfermeiro, professor da Universidade Federal de São João del-Rei, mestre e doutor em Cuidados Paliativos.

Faça o seu cadastro no site e inscreva-se já. As aulas estarão disponíveis até o dia 30 de novembro de 2020 e as vagas são limitadas. Curso com certificado.
Saiba mais sobre o curso.
Inscrições.
Mais informações.