Em 2024, é impossível falar sobre eventos sem mencionar a sustentabilidade. Esse tema se tornou um dos pilares fundamentais para o sucesso de grandes feiras, impactando não apenas a empresa organizadora, mas também o público. No HIS – Healthcare Innovation Show, a sustentabilidade é uma preocupação central, presente em todas as etapas, desde a montagem e organização até a desmontagem.
Segundo Juliana Vicente, head do portfólio de saúde da Informa Markets Latam, organizadora do HIS, a empresa estabelece metas ambiciosas de sustentabilidade em todos os seus eventos ao redor do mundo, ciente de seu papel como agente de transformação nos mercados onde atua. “No setor de saúde, a sustentabilidade é extremamente relevante, por isso tratamos o tema de forma profunda e significativa em todo o conteúdo que apresentamos. Utilizamos nossa posição de destaque para educar e mobilizar o setor, incentivando outros a se tornarem agentes de mudança”, destaca Juliana.
Redução dos resíduos gerados na feira
Dados globais da Informa Market mostram que 62,5% dos resíduos gerados nas feiras de negócios são provenientes de estandes descartáveis dos expositores. No HIS, essa realidade já mudou. “Mais de 90% dos materiais usados nas montagens das áreas de expositores são reutilizáveis, o que resulta em uma geração de resíduos extremamente baixa”, conta Juliana.
Esse compromisso também se reflete nas escolhas de materiais para cenografia. Tauana Lima, da Zum Brazil, responsável por este processo no HIS, explica que há uma preocupação contínua em reutilizar ao máximo os materiais usados na montagem dos espaços. “Para a cenografia, utilizamos principalmente MDF, algumas lonas, uma pequena quantidade de metal e materiais de forração. Todos esses materiais são reutilizados nos eventos que organizamos, o máximo de vezes possível”, afirma Tauana.
Ela acrescenta que, dependendo do estado do material e do tipo de evento, a forração pode ser reaproveitada de duas até cinco vezes. “Além disso, as lonas que utilizamos são encaminhadas para projetos sociais, onde são transformadas em sacolas, bolsas e outros itens. Já o MDF, usado em estruturas como backdrops, é amplamente reaproveitado em novos projetos e eventos, o que reforça nosso compromisso em realizar eventos que sejam cada vez mais conscientes do ponto de vista ecológico”, detalha.
Juliana ainda explica que, ao contrário de outros eventos, o HIS não utiliza carpetes e destina os poucos itens que não podem ser reutilizados, como sinalizações, adesivos e banners, à reciclagem. Também destaca que toda a iluminação é feita com LEDs, incluindo spots reguláveis que geram uma economia significativa e permitem um controle preciso da luminosidade, otimizando o consumo de energia.
Bem-estar dos visitantes
Embora a reciclagem e o reuso sejam pilares fundamentais da sustentabilidade, o compromisso vai muito além, englobando também o cuidado com o bem-estar de todas as partes envolvidas do evento. “Oferecemos água potável e café gratuitos, áreas de descanso e até serviços de massagem”, explica Juliana Vicente. Essas iniciativas visam garantir que o público se sinta confortável e aproveite ao máximo a experiência.
Além disso, a atenção à sustentabilidade se estende à alimentação. “Sempre oferecemos opções veganas, e neste ano, introduzimos a novidade de um restaurante buffet. Esse formato reduz significativamente o desperdício de alimentos, contribuindo para a sustentabilidade do evento”, acrescenta Juliana.
E o bem-estar também gera benefícios sociais. 10% de todo valor arrecadado com as massagens feitas na feira será doada a Safrater, organização da sociedade civil sem fins lucrativos, que apoia aproximadamente 1300 famílias no Jabaquara, na cidade de São Paulo.
Compromisso social e inclusão
Durante o HIS, organizações como Médicos sem Fronteiras e o Instituto Jô Clemente tiveram a oportunidade de apresentar seus projetos ao público na área de exposições. “Temos parcerias com ambas as instituições, oferecendo-lhes espaços gratuitos para aumentar sua visibilidade junto aos participantes do evento, gerando novas oportunidades de negócios que podem transformar vidas”, explica Juliana Vicente.
Outro aspecto fundamental das iniciativas de ESG no evento é a promoção de um ambiente mais inclusivo. Uma das ações mais relevantes é a contratação de pessoas com deficiência (PCD) e profissionais 60+, reforçando o compromisso com a diversidade e inclusão.
Além disso, todas as áreas do evento foram projetadas para serem acessíveis a pessoas com dificuldades de locomoção. Isso inclui rampas de acesso e outras adaptações que garantem uma participação inclusiva para todos os públicos.
Ampliando oportunidades e facilitando acessos
Com a iniciativa “Connecting the disconnected”, a Informa Markets busca ampliar o acesso aos seus eventos para aqueles que, de outra forma, enfrentam barreiras culturais, digitais, financeiras ou físicas.
“No HIS, essa iniciativa é voltado para as startups. Oferecemos condições especiais, como preços reduzidos e descontos por meio de parcerias, para garantir que essas empresas possam participar do evento”, explica Juliana.
Sustentabilidade no DNA
O objetivo da Informa Markets é tornar os seus eventos e operações cada vez mais sustentáveis, gerando um impacto positivo para a sociedade. A empresa se dedica a incorporar a sustentabilidade em todas as suas iniciativas, incentivando clientes e mercados a fazerem o mesmo. Conheça o projeto.