O podcast Saúde Business trouxe à tona um tema que, embora pouco discutido, tem afetado diretamente o cotidiano de gestores e profissionais da saúde: a infoxicação. O tema foi apresentado durante o 34° Congresso Fehosp por Michele Crevellaro, especialista em psicologia da saúde e psicologia organizacional e do trabalho – convidada especial deste episódio.
O termo, que une “informação” e “intoxicação”, foi cunhado na década de 1990 pelo físico espanhol Alfons Cornella, e representa a sobrecarga cognitiva e emocional causada pelo excesso de informações: um cenário que se intensificou com o avanço da tecnologia e a comunicação digital.
Crevellaro explica que a infoxicação “vai levando a gente para uma estafa, uma exaustão mental”, especialmente quando há uma pressão constante por atualização e tomada de decisões rápidas. Segundo Michele, na área da saúde, essa sobrecarga se manifesta de forma ainda mais intensa, já que os profissionais lidam com múltiplos protocolos, legislações e contato direto com pacientes. “Parece que nunca eu vou dar conta. Sempre está faltando algo, e isso vai virando uma bola de neve”.
Os sinais mais evidentes da infoxicação, segundo a especialista, incluem ansiedade, sensação de impotência e esgotamento. Esses sintomas, se não forem reconhecidos e tratados, podem evoluir para transtornos mentais como burnout e depressão.
Assista a entrevista completa e acompanhe a cobertura completa do 34° Congresso Fehosp aqui no canal Saúde Business!