A Unimed do Brasil anunciou os resultados do ciclo 2024 da certificação Selo ESG Unimed, que avalia o nível de maturidade das práticas ambientais, sociais e de governança das cooperativas médicas, empresas e unidades hospitalares do Sistema Unimed. Em sua primeira edição, o selo foi concedido a 83 Unimeds e 54 hospitais próprios, reconhecendo esforços voltados para a sustentabilidade, transparência e ética na gestão. 

Entre as 83 Unimeds certificadas, 19 são operadoras de pequeno porte (com menos de 20 mil beneficiários), 37 de médio porte (entre 20 mil e 100 mil beneficiários) e 25 de grande porte (acima de 100 mil beneficiários). O dado reforça que a agenda ESG não é exclusiva das grandes corporações, mas está cada vez mais presente em empresas de todos os portes e em diferentes contextos. 

Compromisso com o desenvolvimento social 

Mais do que um reconhecimento, o Selo ESG Unimed valoriza as ações sociais e ambientais das cooperativas em suas comunidades, alinhadas ao princípio cooperativista de “interesse pela comunidade”. “Intensificar a agenda ESG em todo o Sistema Unimed é um compromisso da Unimed do Brasil. O selo reconhece os esforços de nossas operadoras e hospitais próprios nas áreas ambiental, social e de governança, além de incentivar a adoção de práticas sustentáveis no setor de saúde, reforçando o papel da Unimed como agente transformador”, afirma Omar Abujamra Junior, presidente da Unimed do Brasil. 

Investimentos sociais e impacto na comunidade 

De acordo com o Balanço Social Unimed 2023, 203 cooperativas médicas e empresas da marca – a maioria de pequeno e médio porte, atuando em municípios do interior – investiram R$ 97 milhões em ações, projetos, campanhas e eventos socioambientais. Essas iniciativas beneficiaram mais de 25 milhões de pessoas e 9,6 mil instituições em todo o país. 

A certificação do Selo ESG Unimed segue referências globais de boas práticas ESG, alinhadas a iniciativas como o Pacto Global da ONU e os padrões da Global Reporting Initiative (GRI), garantindo reconhecimento internacional às cooperativas e hospitais do sistema.