This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Por dentro da Y Combinator / Parte 3

A Y Combinator é uma aceleradora de tecnologia da Califórnia que acelerou/incubou startups como Dropbox, AirBnb, Bump (comprada pelo Google), entre outras. É estimado que o valor combinado das empresas criadas e incubadas pelo Y Combinator hoje seja de US$ 14.4 bilhões de dólares. Esse artigo é uma tradução do artigo original “What Happens at Y Combinator” (“O que acontece no Y Combinator”), escrito pelo próprio Paul Graham, fundador do programa, e atualizado periodicamente. Mais uma ação do EmpreenderSaúde pra trazer boas práticas do mundo de tecnologia para a saúde.


Apresentações e contatos

Eu hesito falar muito disso, pois muito dos potenciais fundadores exageram a ideia de que o valor da YC são somente as apresentações que podemos fornecer, mas o fato é que nós agora somos muito bem conectados.

Leia Mais: Por dentro da Y Combinator / Parte 1
Por dentro da Y Combinator / Parte 2

As startups se beneficiam desses contatos em muitas formas diferentes. Uma é que entre os nossos contatos e os contatos dos alunos, podemos arrumar apresentações para quase todo mundo. Um fundador escreveu:

Semana passada, eu passei mais de 3 dias procurando no meu network fora da YC, que inclui a máfia PayPal, para um contato em alguma empresa de dados aleatória. Nenhum resultado. Então, eu mandei um e-mail para a lista da YC e, em 5 minutos, alguém ofereceu um contato de segundo grau. Em menos de 24 horas, alguém me ofereceu um contato de primeiro grau.

Nós temos negócios em vários graus de formalidade com muitas companhias no mundo da tecnologia que nos dão serviços gratuitos ou acesso especial para as startups fundadas na YC. Nós não podemos falar sobre algumas delas, mas você pode perguntar a qualquer aluno da YC que eles irão confirmar.

Nós também temos contatos com a maioria das empresas que podem ser descritas como ”companhias de plataforma”, que nos permite aliviar as dificuldades que aparecem quando as startups estão construindo coisas em suas plataformas. Nós frequentemente fazemos eventos onde eles mandam pessoas para palestrarem para as startups da YC.

A razão de termos tantos bons contatos não é porque somos particularmente bons de papo. É porque nós temos um grande número de empresas com portfólios muito bons. Então, qualquer companhia que queira entrar na comunidade das startups pode vir diretamente a nós e ter acesso a centenas de startups de alta qualidade. Similarmente, jornalistas escrevendo sobre qualquer coisa que tenha a ver com startups sabem que podem nos ligar e nós podemos apresentá-los a vários exemplos do que eles estão escrevendo, seja empresas desenvolvendo aplicativos para iPad ou companhias dividindo um espaço no escritório.

Como o network dos alunos é grande e coeso, investidores ou empresas que tentam maltratar uma startup fundada na YC geralmente são obrigadas a parar. Mas porque todos no Vale entendem o poder desse network, a maioria desse valor é em detenção: na prática, as pessoas raramente tentam maltratar empresas ajudadas pela YC, pois eles sabem que não vale a pena. O tipo de histórias de terror que ouvimos sobre investidores prejudicando startups raramente acontecem com as que apoiamos. Nós quase nunca vemos um termsheet quebrado.

Eventos sociais

Inicialmente, os únicos eventos sociais eram os jantares semanais. Nós gradualmente criamos mais, e agora acredito que temos o bastante. Não queremos ter demais. Apesar dos fundadores frequentemente se tornarem amigos pela YC, esse não é o propósito principal. Além disso, eventos organizados por instituições patrocinadoras geralmente são chatos. Em uma comunidade de verdade, pessoas organizam seus próprios eventos.

Na primeira ou segunda semana de cada ciclo nós fazemos uma festa para todos os fundadores daquele grupo e seus parceiros, para que todos possam se conhecer. Há também outra festa menos contida no final do ciclo, após os investidores irem embora no último dia do Demo Day. Nós também ocasionalmente fazemos happy hours em bares próximos.

Nós damos um jantar de reunião para cada grupo na YC. Como o tempo voa no mundo das startups, nós não esperamos um ano: o jantar de reunião é feito geralmente cerca de 6 semanas após o fim do ciclo, pois é quando as startups correndo em ventos contrários ficam desencorajadas e precisam de uma força.

Nós encorajamos os fundadores a organizar seus próprios eventos sociais também, e eles com frequência o fazem. Eles geralmente persistem bem depois do ciclo da YC. Os dois últimos grupos organizaram jantares programados para substituir os jantares da YC, assim que o ciclo acabou.

Existe uma tendência natural para que fundadores fiquem juntos após o fim dos ciclos, pois além de eles terem vivido as mesmas experiências, eles tem muito em comum como pessoas. Outro fundador escreveu:

Um dos meus objetivos desde meu último emprego era parar de trabalhar com mediocridade e encontrar/me rodear de pessoas mais inteligentes do que eu. A YC definitivamente me deu a qualidade de pessoas que eu precisava ao meu redor.

Tamanho

Nós financiamos muito mais startups do que costumávamos. O primeiro ciclo da YC, no verão de 2005, teve 8 startups. O mais recente, no verão de 2013, teve 52.

Existem duas razões para que tenhamos decidido crescer: é melhor para as startups e é melhor para nós. É melhor para as startups porque muito do benefício que as startups têm da YC vêm de outras startups – tanto as do mesmo grupo, quanto dos alunos – e quanto mais startups temos, mais ajuda as startups podem ter delas. Quanto mais startups existirem, maior a chance de ter outra que tenha o mesmo público alvo que o seu, ou que tenha um fundador com experiências em problemas que você precisa resolver, ou até que conheça alguém (ou seja alguém) que você precisa conhecer.

Ser grande também ajuda as startups indiretamente, pois faz com que outras pessoas e organizações fiquem mais dispostas a se comprometer conosco. Pessoas famosas são mais dispostas a palestrar quando a audiência é maior. Investidores estão mais interessados em vir ao Demo Day quando existem mais companhias apresentando. Outras empresas estão mais interessadas em fazer parcerias conosco, jornalistas estão mais interessados em falar conosco, etc.

Outra vantagem em ser grande é que nos ajuda a aprender mais rápido. Quanto mais startups ajudamos, mais conhecimento adquirimos não somente sobre startups, mas sobre investidores também. Nós agora observamos a trajetória de centenas de startups, e vimos os resultados de centenas de interações entre startups e investidores. Isso nos faz prever resultados mesmo em situações raras.

Esse efeito é agravado pelo fato de que as startups na YC são aconselhadas por um pequeno número de pessoas fazendo isso o tempo todo. Porque nós não só ajudamos um grande numero de startups, mas também aconselhamos elas nós mesmos, nós devemos ter mais dados nas nossas cabeças sobre os primeiros estágios das startups que qualquer pessoa.

A única pessoa que fundou mais foi Ron Conway, e ele pode não ter tido interações tão próximas com todos eles quanto nós.

O perigo de ser grande é que nós podemos ficar muito finos ao espalhar. Nós estamos cientes desse perigo, pois temos 8 anos praticando o crescimento, e em cada ponto do nosso crescimento nós pensamos nisso. Nós temos sido cuidadosos não somente ao eliminar problemas quando eles aparecem, mas também ao monitorar se as startups estão tendo a atenção necessária. É por isso, por exemplo, que desenvolvemos o software de reserva de horário de expediente de uma forma que nos mostra se a demanda está satisfeita.

Claro que o melhor jeito de testar se podemos aguentar nossa demanda é ver quão bem as startups estão quando saem pelo outro lado. É isso que mede nossa performance, e certamente, com isso que os candidatos devem se importar. Felizmente, a cada Demo Day, o consenso dentre os investidores tem sido de que as startups são as melhores. Então, qualquer que seja o limite do nosso modelo, ainda não os alcançamos.

Nós podemos falar por experiência própria sobre ser grande e pequeno, pois fomos pequenos e somos grandes. Grande é melhor.

O objetivo

O objetivo geral da YC é ajudar as startups a decolar. Elas chegam à YC em diferentes estágios. Algumas não começaram a trabalhar ainda, outras foram lançadas há um ano ou mais. Mas qualquer que seja o estágio que a startup está ao chegar, nosso objetivo é ajudá-las a estar drasticamente em melhor forma 3 meses depois.

Para a maioria das startups, melhor forma se traduz em duas coisas: ter um produto melhor com mais usuários e ter mais opções para levantar fundos. A relação varia, dependendo de onde a companhia está. Uma startup que está apenas começando irá querer trabalhar mais no produto, enquanto outra que está lançada geralmente quer mais foco em investidores.

Mas startups em todos os estágios se beneficiam pela intensidade da YC. Esta é provavelmente a melhor palavra para descrever a atmosfera. Por 3 meses, é tudo sobre startups, o tempo todo. Todos em sua volta – nós, os outros fundadores em seu grupo, os alunos, os palestrantes, os investidores e até mesmo o Vale – querem ajudar sua startup a ter sucesso. Nessa atmosfera, é difícil não estar altamente motivado. E esse tipo de motivação extraordinária é o que todos precisam para fazer algo tão difícil quanto iniciar uma startup.

Como um aluno escreveu após ler uma versão anterior:

É uma pena que não se possa transmitir o zunido de entrar na Y Combinator numa terça-feira a noite, e a energia/excitação geral dos fundadores. Isso é o que me vem à cabeça quando eu penso na YC, e isso é o que descrevo para os outros quando eles me perguntam se deviam entrar na YC.

Muitos fundadores descrevem as 11 semanas antes do Demo Day como o período mais produtivo de suas vidas. Apesar da YC continuar após o ciclo de 3 meses e o network dos alunos ser um valioso recurso em crescimento, essas 11 semanas ainda são a parte mais importante. Você não pode transformar alguém em algo que não é, mas as condições certas podem trazer o melhor deles. E como a maioria das pessoas têm muito mais potencial do que sabem, elas geralmente se surpreendem com o que são capazes.


Traduzido e adaptado de: Y Combinator

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.

Leave a Reply