This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Você está preparado para fazer um pitch perfeito?

By 29 de outubro de 2014 Empreendedorismo

Todos que já foram em eventos do ES já viram uma parte que gostamos muito de fazer: abrir espaço para startups fazerem pitches para possíveis parceiros, clientes e investidores. Um dos aspectos é o tempo, já que cada uma só tem cinco minutos e, independente do representante ter terminado ou não a apresentação, ele deve pará-la.

Com essa regra rígida, testamos os apresentadores nas habilidades de seleção de importância das informações, de síntese e de objetividade. No entanto, nem todo mundo apresenta essas capacidades sem prática. Este é um dos pontos em que o treinamento leva à perfeição ou, pelo menos, bem próximo a ela.

O que é importante ser dito em uma dessas situações?

Enfatize sua experiência

Muitas vezes um investidor ou parceiro não está preocupado principalmente com o seu produto, mas com sua experiência de vida e com suas habilidades. É importante lembrar que mais importante que um negócio é ter um empreendedor que seja capaz de perceber tendências e se moldar de acordo com o mercado.

Foque na sua audiência

De nada adianta você falar de que parcerias você quer fazer para um público que quer entender mais sobre o seu produto ou vice-versa. Além disso, o foco no cliente é sempre importante. O investidor vai querer saber quem é seu público-alvo e o que você tem para ele.

Tenha um plano para o investidor

Certamente o investidor quer saber no que você vai usar o dinheiro investido na sua empresa. Faça um pequeno comentário sobre os planos futuros da empresa ou os objetivos para aquele pitch. É importante

Faça um bom estudo de mercado

O investidor precisa saber qual a sua força em relação aos seus concorrentes. De nada adianta criar uma solução que já seja comum dentro do mercado e que seja somente mais um produto. Mostre suas características, desde forças até fraquezas, de oportunidades até ameaças (quase uma análise SWOT), já que mostra que o empreendedor se encontra preparado e está consciente sobre o mercado em que a empresa se encontra.

Organize sua informação financeira

Tenha controle sobre o seu negócio e, ainda mais importante, seja capaz de mostrar para esse público que você sabe todas as suas planilhas e todas as projeções. Ter controle sobre tudo o que acontece no negócio mostra que você, além de ter boas ideias, tem um bom programa de gestão de empresas. E isso pode ser fundamental.

 

Nathalia Nunes

About Nathalia Nunes

Fonoaudióloga formada pela FMUSP, com MBA em Economia e Gestão em Saúde na UNIFESP e apaixonada por comunicação, negócios e tecnologia em saúde. Na Live, trabalho com Marketing, Pesquisa e Conteúdo, tanto na produção de materiais editoriais e de pesquisa, quanto na difusão de temas e ações relacionados a negócios em saúde.

Leave a Reply